São Paulo, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Os mais velhos também sofrem

"Tenho 22, sou virgem e minha namorada também. Na primeira vez, fiquei com dificuldade em colocar a camisinha. Sou um pouco gordinho, e meu pênis é mais roliço! Não operei a fimose e não sei como proceder com o preservativo e o prepúcio. Depois de muito esforço, ao colocar a camisinha, nem cheguei a concluir e tive ejaculação precoce. O que faço?"

"Tenho 24 e ainda sou virgem. Há um ano e meio namoro um garoto por quem sou completamente apaixonada. No entanto, apesar de gostar dele tanto assim, não consigo ter penetração pela vagina. Sinto muita dor e, muitas vezes, não tenho lubrificação. Já tentamos de tudo: sexo oral, masturbação, mas não consigo. Estou preocupada e achando que isso pode terminar meu namoro!"


DUAS DÚVIDAS de leitores um pouco mais velhos, mas que trazem dificuldades e inseguranças típicas de quem inicia a vida sexual. Talvez, mais do que a idade, só a experiência seja capaz de amenizar as ansiedades e as angústias dessa fase da vida.
O primeiro tem dúvidas na colocação de camisinha. Roliço ou fino, reto ou torto, grande ou pequeno, a camisinha cabe em qualquer tipo de pênis. É só encontrar um tamanho ou um modelo que se adapte melhor a cada um. De qualquer forma, uma camisinha padrão tem elasticidade suficiente para fornecer proteção com segurança e conforto. Treinar a colocação antes pode ajudar os homens na hora H.
Para quem tem prepúcio, como é o caso do leitor, a orientação é puxá-lo para trás para, depois, colocar o preservativo. Esse procedimento tende a facilitar a adaptação da camisinha ao pênis.
Já a ejaculação precoce é bastante comum nos iniciantes. Algumas pesquisas revelam que até metade dos garotos enfrenta essa situação na sua primeira vez. Em geral, a maior parte dos casos é revertida com um pouco de prática, controle da ansiedade e intimidade com a parceira. É só ter um pouco de calma que você chega lá.
Nossa leitora também é virgem e sente dor quando tenta fazer sexo. Essa dificuldade nas primeiras experiências, queixa bastante freqüente entre as mulheres, se deve também, em geral, à ansiedade e à insegurança. Essas questões emocionais provocam uma espécie de "bloqueio" nos processos que levam ao relaxamento, à dilatação dos músculos da vagina e à lubrificação.
Um lubrificante à base de água, que é usado junto com a camisinha, pode facilitar um pouco a penetração. Mas é fundamental que a leitora, mesmo apaixonadíssima, encare o sexo como um momento de cumplicidade, e não de cumprimento de um dever.


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Quadrinhos: Ataque ao xingu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.