São Paulo, segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quadrinhos

Ataque ao xingu

HQ brasileira mistura ficção com a realidade indígena; autor vive numa ilha e nunca teve uma TV

CARLOS MINUANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três amigos que viajam pelo mundo à procura de aventura chegam ao Brasil -mais especificamente, no Parque Indígena do Xingu, norte do Mato Grosso. Personagens fictícios e fatos reais se misturam na HQ "Xingu!" do desenhista Sergio Macedo, já publicada na Europa, que é lançada aqui pela Devir.
Na aventura, os estrangeiros encontram a aldeia do líder caiapó Raoni às voltas com problemas bem reais: invasão e disputa por terras.
"Xingu!" é baseada na experiência que o desenhista viveu durante alguns meses, no ano de 1987, entre os índios caiapós, quando o autor afirma ter aprendido lições sobre a vida e a natureza e conhecido problemas que os indígenas enfrentam há décadas. "Fui testemunha de momentos dramáticos envolvendo a corrida por terras e ouro", contou ao Folhateen.
Mas além dos problemas, o traço realista do desenhista mostra com fidelidade elementos do cotidiano das aldeias, como o artesanato, as pinturas corporais, a pajelança, a floresta e os animais. O autor acaba de ser premiado com o troféu HQMIX 2007, na categoria Grande Mestre.
Sergio Macedo tem uma trajetória curiosa. Em 1974, partiu rumo à Europa, em busca do sonho hippie. Fez fama na revista francesa "Metal Hurlant" e, em 1982, se mandou para a Polinésia Francesa, onde vive até hoje. "Me acostumei a viver descalço", diz. Aos 56, surfa diariamente e afirma com orgulho: "Nunca tive uma TV!".
O artista já prepara outro álbum, desta vez, fruto de uma extensa pesquisa histórica. O roteiro conta a trajetória de 12 etnias indígenas, do descobrimento aos dias atuais.
O autor estará em SP para o lançamento da obra, na Fnac Pinheiros, às 19h do dia 24/10.


XINGU!
Sergio Macedo
Devir
R$ 35 (80 págs.)


Texto Anterior: Sexo & Saúde: Os mais velhos também sofrem
Próximo Texto: Cinema: Na mira da mostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.