São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

livros

No ar rarefeito

Obra compila textos de jovem morto aos 19 anos que vivia ligado a um cilindro de ar

DÉBORA YURI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cabelo desgrenhado, barba rala, óculos escuros e dois piercings na orelha. Assim era Lucas Caratin Amiky, que teve na semana passada seu primeiro livro publicado, "Voar com os Pés no Chão". Trata-se de uma coleção de textos escritos em seu computador antes de sua morte, em março de 2007, aos 19 anos.
Lucas morava em São Paulo, estudava publicidade, começava a ganhar dinheiro com flyers de festas e namorava; fazia tudo grudado a um cilindro de oxigênio que, nos dois últimos anos de vida, precisou ser usado 24 horas por dia. Como não dirigia, ia para a balada com o oxigênio e dizia que estava a bordo de seu "ar-tomóvel".
"Ele vivia escrevendo, eu lia e, como sou professora de português, pedia para ele corrigir os erros. Ele falava que era liberdade literária", lembra a mãe, Véra Lucia Caratin, que organizou o material.
Liberdade literária ou não, o livro traz textos curtos em prosa e poesia, que podiam ter saído do diário ou blog de qualquer adolescente, para o bem e para o mal -alguns deles foram, de fato, postados por Lucas em seu fotolog. O uso de reticências, gírias e palavras em inglês é recorrente, bem como de rimas triviais (sonhar/amar/pensar/luar). O tom de auto-ajuda e filosofia teen permeia boa parte das páginas.
Aos dois anos, Lucas teve diagnosticada uma bronquiolite obliterante -infecção crônica do sistema respiratório, que mais adiante afetou o coração. Aos 17, passou a precisar de oxigênio em tempo integral. Chegou a ficar 36 dias em UTI e pesar 35 kg. Sem poder sair de casa durante boa parte dos dias e noites, começou a fazer mosaicos, tocar violão ou filmar os amigos que o visitavam. E continuou escrevendo ("O teclado é meu saco de pancadas").


VOAR COM OS PÉS NO CHÃO
Lucas Caratin Amiky
Ed. Duna Dueto
R$ 20 (102 págs.)


Texto Anterior: Como funciona o truque
Próximo Texto: + livros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.