São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAÚDE

Circuncisão causa demora na ejaculação, diz pesquisa

DO COLUNISTA DA FOLHA

Circuncisão faz bem ou mal para os homens? Essa é uma polêmica freqüente na discussão sobre a saúde sexual masculina. Circuncisão (ou postectomia) é a cirurgia que retira parte da pele do prepúcio (pele que recobre a glande, a cabeça do pênis).
Em algumas religiões, como a judaica e a muçulmana, a cirurgia é feita como rotina nos primeiros meses de vida. Para muitos especialistas, ela facilita a limpeza da glande, diminui o índice de infecções e pode atenuar o problema da sensibilidade excessiva na glande. Para outros, a cirurgia não traz vantagens (a não ser nos casos de fimose), causa um trauma e compromete a sensibilidade do pênis.
Para botar mais lenha nessa fogueira, na última semana, um estudo divulgado na revista especializada "Adult Urology" diz que a circuncisão altera, sim, o desempenho sexual quando realizada em homens adultos, porém não necessariamente de uma forma ruim.
O trabalho mostra que homens circuncidados demoram mais tempo para ejacular, o que pode ser uma vantagem. Cerca de 40 homens turcos, com idades ao redor dos 20 anos, foram circuncidados. A pesquisa avaliou o desempenho sexual deles antes e depois da cirurgia. A única diferença foi o tempo de ejaculação, que passou a ser mais longo. Vocês acham isso bom ou ruim? (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde - Jairo Bouer: Ter dor é normal na primeira vez
Próximo Texto: Científicas: Genes e gordura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.