São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Escuta aqui

>>Álvaro Pereira Júnior
cby2k@uol.com.br

O tamanho real do mundo indie

QUATRO DIAS depois de eu voltar de Los Angeles, no início do mês, tocou ali uma de minhas 00 bandas atuais favoritas. É o Gossip, um trio de Seattle que mistura disco, soul e rock, com letras maravilhosas (estilo "falso black") e uma vocalista maluca de mais de cem quilos que costuma se atirar no meio da platéia de calcinha e sutiã.
O Gossip é nome destacado entre as bandas atualmente "hypadas" pela imprensa indie inglesa. Se você acompanha diretamente as publicações britânicas ou segue seu ecos que chegam a países distantes fica com a nítida impressão de que todo o Sistema Solar gira em torno do Gossip e de mais quatro ou cinco grupos do momento.
Mas sabe em qual casa de shows o Gossip, uma banda americana, ia tocar em Los Angeles, a capital da indústria da música americana? No Troubadour, um clube ótimo, de história e tradição, mas onde não cabem nem 300 pessoas.
Como? O Gossip não é a maior sensação do mundo? Quase. Não é do mundo, e sim de um mundo: o mundo indie.
Se o Gossip é uma das bandas mais hypadas, existe uma outra que é a mais: os Klaxons, ingleses. E é um hype mais do que merecido. O grupo é mesmo inovador, genial. Também mistura disco e rock, em canções muito bem estruturadas.
Por coincidência, os Klaxons também andam por Los Angeles. Tocam lá no próximo dia 21. E sabe onde os Klaxons, aqueles que a imprensa inglesa (e seus seguidores) venera de joelhos, vão se apresentar na cidade? No Echo, outro clube bem pequeno, só conhecido no mundo indie.
Os EUA e seu pragmatismo funcionam como um choque de realidade. Ali, as bandas hypadas -as boas e as ruins- ficam do tamanho que têm de verdade: o tamanho indie.

CD PLAYER

PLAY: "GOLDEN
SKANS", KLAXONS

Uma canção que é rock, mas não só rock. Disco, mas não só disco. É de uma banda jovem, tão boa que não parece tão jovem.

PLAY: "POSTCARDS
FROM ITALY", BEIRUT

Música lançada no final de 2006, que começa a reverberar agora. A melancolia reduzida a seus elementos mínimos.

PLAY: "I STILL REMEMBER", BLOC PARTY
A faixa que está bombando nos EUA, de uma banda inglesa, essa sim, que é mais do que indie.


Texto Anterior: + Letras traduzidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.