São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

E a camisinha?

1 "Conheci uma garota na balada, fomos para a casa dela e transamos. A primeira foi com camisinha, mas a segunda foi sem. Ejaculei fora e queria saber se há risco de gravidez. Ela disse que não está tomando remédio!"

2 "Tenho 22, namoro há dois anos e, por questões pessoais, quero casar virgem. Mas, há alguns dias, tentamos fazer sexo e não sei exatamente se ele me penetrou. Estou preocupada porque não usamos camisinha."


DUAS PERGUNTAS que mostram como o pessoal ainda se atrapalha no momento de se proteger durante o sexo. O primeiro casal, que tinha acabado de se conhecer, transou duas vezes na mesma noite. Na primeira vez, usou camisinha, na segunda, não! E por que isso aconteceu? Será que ele só tinha uma camisinha na carteira? Será que ele teve mais dificuldade de ter uma segunda ereção e achou que a camisinha ia atrapalhar ainda mais? Será que eles tinham a informação equivocada de que ejacular fora não traria risco de gravidez?
Qualquer que seja o motivo, o casal vacilou! Existe, sim, risco de gravidez em uma relação sexual sem proteção, mesmo que a ejaculação aconteça fora, já que espermatozóides podem estar no líquido lubrificante que sai do pênis antes da ejaculação. Em uma segunda transa na mesma noite esse risco é maior, já que resquícios da primeira ejaculação podem estar ainda no pênis.
Se a garota não estava usando pílula, é aconselhável que ela procure um ginecologista para checar o que pode ter acontecido. Outra questão importante é a prevenção contras as doenças transmitidas pelo sexo (DSTs). Onde é que fica a proteção em um momento como esse? Não poderia nem deveria ter faltado camisinha!
O segundo casal está no outro extremo (namora há dois anos), mas vacila de forma muito semelhante ao primeiro. Acaba rolando um momento mais íntimo (com uma possível penetração), sem qualquer tipo de proteção. E por quê? Será que garota nunca pensou que isso ia acontecer, já que ela pretendia se casar virgem? Será que o garoto nunca imaginou que a camisinha deveria estar por perto? Será que, no momento do tesão, aquilo que a gente pensa e acredita vai para o espaço?
Aqui também, seja lá qual for o motivo, é importante perceber que, mesmo quem tem convicção de que não quer fazer sexo, muitas vezes, no calor do momento, pode deixar suas certezas de lado e mudar o rumo da história. Por isso, é fundamental que, mesmo quem acredita em abstinência sexual, aprenda a se proteger! Sem camisinha há risco, sim, de gravidez, de DSTs e de Aids, em qualquer tipo de casal, certo?


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.