São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

VOCÊ É O CRÍTICO

Não julgue o livro pela capa

MÁRCIA SHIMABUKURO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Devo admitir: à primeira vista, "Os Incríveis Infortúnios de um Escritor Aprendiz" em nada me atraiu. Pensei que se tratasse de mais um livro que aborda o universo adolescente de maneira estereotipada e errônea, mas me enganei.
O livro conta a história de Julien Parme, um jovem parisiense que aspira à vida literária. Muitos dos dilemas típicos da juventude são vividos por ele e descritos com simplicidade e honestidade: a difícil relação com a mãe e o padrasto, os entraves do amor idealizado e até o desejo pela professora.
O que mais emociona, no entanto, é a carência que ele demonstra por conta da ausência de uma figura paterna em sua vida.
É notável um clima "blasé" (entediado), um toque francês do autor Florian Zeller. Não se deixe levar pelas aparências: leia sem preconceito e embarque nos tormentos e nas alegrias que são ter 14 anos de idade.

MÁRCIA SHIMABUKURO, 18, é estudante.


Próximo Texto: Meu espaço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.