São Paulo, segunda-feira, 16 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Para ganhar peso, é preciso aliar alimentação a atividade física

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

"Estou com 18 anos, tenho 1,80 m mas peso apenas 59 kg. Gostaria de engordar um pouco. Todos fazem gozação por eu ser magro demais. Gosto de vôlei e queria ser mais forte para jogar melhor. As meninas também preferem caras com mais corpo. Existe algum remédio? Qual a melhor alternativa?"

Para começar, vale a pena lembrar que as pessoas são diferentes. Mais gordas, mais magras, mais altas ou mais baixas, cada um tem suas características, e elas não tornam ninguém melhor ou pior que os outros.
Descontando alguns extremos e alguns problemas de saúde, as variações de altura e peso que existem são amplas.
Para tirar da sua cabeça qualquer preocupação, o primeiro passo é consultar um médico endocrinologista, por exemplo. Ele vai checar como anda sua saúde e pedir exames que avaliam o funcionamento do seu corpo.
Alterações nos hormônios, infecções e dificuldades de absorção de alimentos são algumas condições que podem estar influenciando o seu peso. Se as alterações existem, elas podem e devem ser corrigidas.
Agora, em geral, o que se observa é que muitas pessoas, sem nenhum tipo de problema de saúde, simplesmente enfrentam uma dificuldade natural em ganhar peso. É como se as reações químicas do seu corpo (seu metabolismo) funcionassem de uma forma mais rápida e eficaz.
Nesses casos, não há remédios ou suplementos milagrosos que resolvam a situação. Uma combinação entre um cardápio rico e variado e a prática de alguns tipos de atividade física é que podem fazer a pessoa ganhar alguns quilos.
O médico pode dar algumas dicas a esse respeito ou encaminhá-lo a um especialista em alimentação (nutricionista) e a um bom profissional de educação física.
Não existe uma dieta geral ou única para todo mundo que quer ganhar um pouco de peso. A alimentação deve ser pensada e elaborada de acordo com aquilo de que você gosta, com as suas características físicas e com o seu consumo diário de calorias.
Atividade física regular pode aumentar sua massa muscular, despertar seu apetite e fazer você ganhar peso.
Um professor poderá orientá-lo sobre os melhores exercícios que levariam o seu corpo a crescer. Se você gosta de vôlei, esse já é um bom ponto de partida.
É fundamental também não encanar com as gozações da turma. Se você for parar para pensar, as pessoas adoram arrumar motivos para ficar brincando com os outros. Pense um pouco no que eles dizem a respeito dos seus outros amigos. Não dê muita bola para isso, não! Quanto ao interesse das meninas, calma lá! Lógico que há muitas que preferem garotos mais fortes e malhados, mas há outras tantas que não estão nem aí para essa história.
Relaxe, não crie expectativas exageradas e dê um tempo para seu corpo mudar um pouco. Isso não acontece da noite para o dia, certo?


Texto Anterior: Meia-entrada só para estudantes
Próximo Texto: Científicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.