São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

VOCÊ É O CRÍTICO

Um apelo crítico contra as críticas

ALEX ALONSO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O mundo está cheio de críticas, e é frustrante o fato de que até as críticas construtivas sejam feitas com conselhos de segunda mão, para que tudo caia e venham a ser feitas novas críticas.
Num mundo tão crítico, do que posso reclamar? Da violência? Do "bullying"? Do feminismo distorcido? Ou da banalização de um ato muitas vezes invasivo e grosseiro, como a crítica descabida?
Não vamos confundir crítica com espírito de mudança, ou mesmo com crítica construtiva -que de "construção" manteve apenas o sol escaldante, o peso da rocha e algo que escava sem libido o próprio interior e joga tudo para fora.
Num mundo em que a crítica passou a ser uma difamação coloquial, um ataque dentro da lei e um agente corrosivo do caráter, pergunto: estou sendo muito crítico em achar tudo isso tão errado? Se ontem fui vítima, hoje tomo molde de agressor. Hoje sou crítico. Você é o crítico?

Alex Alonso, 15, é estudante em São Paulo


Próximo Texto: Só baixando
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.