São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Voz em Davos

Mineira será uma dos cinco jovens no Fórum Econômico Mundial

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

"Você acha que eu falo rápido demais?", pergunta a mineira Raquel Santos, 19, enquanto conversa com a reportagem do Folhateen.
Sim, Raquel, sua esbaforida. Mas essa ansiedade é compreensível -você é uma das cinco jovens escolhidas pelo British Council no mundo inteiro para participar do Fórum Econômico Mundial, no fim do mês.
Ela foi selecionada em novembro, no Global Youth Summit, em Londres, ao apresentar um estudo sobre violência contra a mulher.
Além de participar dos debates durante o evento, a garota vai aproveitar a viagem à Suíça para apresentar um projeto. Ela terá cinco minutos para propor a criação de um fórum voltado ao protagonismo juvenil.
"Os jovens acham que não podem fazer muita coisa", diz. "Pensam que têm de se formar e arrumar emprego antes de ter credibilidade."
Ela própria é prova de que essa opinião é equivocada.
Raquel cursa duas faculdades (relações internacionais e ciências do estado), estuda inglês e espanhol e participa de diversos projetos sociais, além de ser integrante da ONG React and Change, formada apenas por jovens.
Ah, e tem mais: ela participou do programa Jovens Embaixadores, em Washington (EUA), e viajou a Londres para duas conferências.
Ex-aluna de escola pública, Raquel perdeu os pais quando criança, e foi criada pela avó e pela tia. "Foi quando aprendi a ter iniciativa."
Aos nove anos, ela entrou para uma companhia de dança que se apresentava em igrejas, arrecadando alimento. A partir daí, não se desligou mais do engajamento.
Raquel deve aproveitar esse talento, em Davos. A garota planeja angariar fundos para viabilizar o fórum de protagonismo juvenil que ela quer criar. "Nosso maior problema é o patrocínio, e vai haver empresas do mundo todo e potenciais doadores."
Enquanto isso, ela vai mostrar que tem voz. "Sou do tipo que levanta a mão [durante uma palestra]! Se deixar, fico falando por horas."
Ninguém diria, Raquel!


Texto Anterior: Grupo de apoio
Próximo Texto: E eu com isso: Por um capitalismo mais responsável
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.