São Paulo, segunda-feira, 17 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

exposição

Os 12 ninjas

Mangás, animês e a cultura urbana em geral inspiram mostra que reúne artistas brasileiros e japoneses até o final de abril

DA REPORTAGEM LOCAL

No centenário da imigração japonesa no Brasil, a galeria Choque Cultural promove um encontro entre a arte urbana brasileira e a japonesa, na exposição Japan Pop Show.
Com curadoria do grafiteiro e artista plástico brasileiro Titi Freak, que também tem trabalhos expostos, a mostra vai até o dia 30 de abril e reúne três artistas nipo-brasileiros e mais nove japoneses.
"Há uma variedade muito grande no trabalho desses artistas. Tem ilustração, grafite, instalação. Mas todos têm uma ligação muito forte com a cultura de rua, com os elementos urbanos", comenta Titi Freak.
Assim, o universo dos mangás, dos animês, dos stickers, da toy art e até da moda de rua estão presentes nas obras.
O grafite, ainda muito marginalizado no Japão, também marca presença. Dise é um dos grafiteiros que já fugiram da polícia japonesa para colorir a cidade de Osaka. Por isso, ele posa para a foto escondendo o rosto. Na temporada brasileira, ele pretende grafitar São Paulo com os outros artistas participantes. "Ainda estou tentando entender a cidade. É tudo muito diferente", diz o artista.
(LETICIA DE CASTRO)


Texto Anterior: Baixaria x Bom comportamento
Próximo Texto: Destaques da Japan Pop Show
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.