São Paulo, segunda-feira, 17 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & saúde

Jairo Bouer

Falta de desejo não é doença

"Tenho 22 anos e ainda sou virgem. O problema é que não sou tão interessado em sexo quanto outras pessoas parecem ser. Tenho interesse em namorar (com mulheres), mas não fico só pensando em sexo. Sei que tem gente que não consegue ficar nem duas semanas sem transar. Eu não me incomodo! Tem alguma coisa errada comigo?"

O que é normal quando se trata de sexo? Essa talvez seja uma das perguntas mais difíceis desta área, já que, em sexo, não existe um padrão único do que é normal, anormal, certo ou errado.
Um dos parâmetros usados é o que vale para cada pessoa. Pode parecer uma resposta meio simplista, mas, se para você não ter transado até agora não faz a menor falta, se você vive bem com isso e se essa situação não deixa você se sentindo mal nem chateado, essa é uma postura sua que tem que ser respeitada. Não há nada de errado.
Embora, hoje em dia, boa parte dos jovens prefira começar sua vida sexual mais cedo e, muitas vezes, separe sexo das relações afetivas, você tem todo o direito de optar por namorar e pensar em sexo mais tarde. Aliás, como você, muitos jovens, por convicções pessoais ou até por crenças religiosas, preferem adiar o início do sexo em suas vidas.
O desejo por sexo é diferente de uma pessoa para outra e pode variar muito nas diferentes fases da vida. O único cuidado é tentar sacar se essa ausência de desejo não é causada por um problema especifico de saúde ou dificuldade emocional. Por exemplo, pessoas com depressão podem ter o desejo sexual inibido. O uso de alguns medicamentos também pode interferir. E é bom lembrar que algumas pessoas têm uma ausência de interesse em sexo motivado por algum trauma, experiência desagradável ou por um bloqueio pessoal.
Intensidade do desejo, preferências por determinadas práticas sexuais, gostar de pessoas de sexo diferente ou do mesmo sexo, nada disso pode, nem deve, ser usado como parâmetro de normalidade.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Internet: Rede musical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.