São Paulo, segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

Álvaro Pereira Júnior - cby2K@uol.com.br

Woodstock, a maior roubada de todos os tempos

Se o festival de Woodstock (1969) deixou algum legado positivo, ainda não sei qual é. E faz tempo que procuro.
Fato: há 40 anos, ele inaugurou a era dos festivais de rock, festivais esses que são das maiores roubadas do mundo contemporâneo (a não ser que você tenha uma credencial de imprensa e fique ali no gargarejo).
Festival de rock normalmente significa cerveja quente e cara, fila para tudo, chuva e lama, uma banda tocando lá longe. Vale como evento, como farra, se você tem menos de 30, não sofre de dor nas costas e está a fim de zoar o barraco (ou mais de 30 e nenhuma vergonha na cara). Musicalmente, a importância desses festivais é zero.
Woodstock, apogeu hippie, apresentou no line-up o que de mais chato e freak os anos 60-quase-70 tinham a oferecer. Janis Joplin, Ravi Shankar, Joan Baez, Creedence Clearwater Revival, Joe Cocker, Grateful Dead, Santana, Jefferson Airplane.
Não sairia de casa para ver esses malas nem por todo o dinheiro do mundo. O pior do rock e do folk "de protesto", quase tudo aquilo que o punk veio felizmente destruir, encontrava-se em forma concentrada em Woodstock. Exceções: Jimi Hendrix, Sly & the Family Stone, The Who e Crosby, Stills, Nash & Young (esses últimos com alguma condescendência).
E não engula o mito de que Woodstock era paz, amor, maconha e pureza de espírito (esse era o festival de Glastonbury, na Inglaterra, criado em 1970). O evento americano foi montado, acima de tudo, para dar muito lucro. As entradas -de US$ 5 a US$ 18- não eram nada baratas para a época.
O problema é que havia mais hippies imundos no planeta do que os próprios organizadores imaginavam. Não houve cerca que resistisse, veio tudo abaixo. O festival de 1969 virou "de graça". E, de graça, foi caro.

PLAYER

BAIXE
"All for the Best",
ThomYorke

Este cover obscuro é nova dele em carreira solo. "Say you love me", Thom pede no final.

OUÇA EM STREAMING
"Woodstock at 40"
Podcast comJon Pareles e outras feras do "New York Times" que estiveram lá: is.gd/2gWuT.

DELETE
The Killers no Brasil

Boa notícia: o show, em São Paulo, vai ser na tal Chácara do Jockey, bem longe da minha casa.


Texto Anterior: Na estrada - Mayra Dias Gomes: Chuva de novembro
Próximo Texto: Música: Luz e sombra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.