São Paulo, segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

ESCUTA AQUI

>> Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

O mundo "real" de "American Teen"

NO "DOCUMENTÁRIO" "American Teen", que vi nesta semana em Nova York, acontecem coisas do seguinte tipo:
1) Uma doidinha manda uma foto com os peitos de fora para um "ficante". A câmera filma o exato momento em que a mensagem chega, com planos perfeitos do rosto do sujeito e da tela do computador. O cara encaminha o e-mail para Deus e o mundo e, de novo, a câmera está lá no instante em que umas dez pessoas, cada uma em um lugar, recebem.
2) Duas pessoas discutem num espaço bem apertado. Temos planos perfeitos de ambas. Quando falam, é sempre de frente.
3) Num show de rock amador, um fortão repara que a menina indie do colégio, violonista da banda, é uma gracinha. A câmera focaliza o atleta, entre dezenas de pessoas na platéia, justamente enquanto ele lança olhares apaixonados para a moça.
4) Filmada com luz e enquadramento perfeitos, a brotinha indie está deitada em casa quando entra um SMS no celular. É do fortão, acabando o namoro. Filma-se tudo: a expressão triste da roqueirinha, a tela do celular etc.
Ou a diretora do filme, Nanette Burstein, é a maior sortuda do mundo (hora certa, lugar certo), ou tinha um orçamento maior do que o de "Batman" para pagar trocentas equipes filmando um monte de gente 24 horas/dia num ano, ou 90% das situações do filme foram armadas (no mínimo, reencenadas depois de acontecer de verdade).
Michael Moore fez escola. Acabou a distinção entre ficção e documentário, tantos os "consertos" para que a realidade se encaixe num roteiro.
"American Teen" acompanha cinco alunos terminando o ensino médio em uma jecolândia americana. Dois fortões, uma indie, uma megera e um nerd.
Envolvente, mas de uma desonestidade intelectual assustadora.

CD PLAYER

PLAY - "What We Do Is Secret" 1
Mais honesto que "American Teen", é ficção de tom documental sobre o visionário Darby Crash (1958-80), fundador dos Germs.

PLAY - "What We Do Is Secret" 2
Darby inventou o punk em LA. "Five Years", de Bowie, era seu hino. Os Germs duraram cinco anos. Aí Darby se matou.

PLAY - "What We Do Is Secret" 3
Destaque absoluto é Bijou Phillips, no papel da baixista Lorna Doom. Maquiada à "Blade Runner", é de uma beleza transumana.


Texto Anterior: Música - Adultos: mantenham a distância
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.