São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo e saúde

Jairo Bouer @ - jbouer@uol.com.br

Vou ficar oco se me masturbar?

"Tenho 23 e minha namorada não faz sexo comigo há três anos. Nesse período, eu me masturbei muito. Estou com medo de ficar oco! Queria saber se o esperma acaba"

° "Li sobre um novo remédio para acabar com ejaculação precoce. É verdade? Vai mesmo resolver os problemas?"

NINGUÉM FICA "oco" só porque se masturba. Os nossos testículos têm a capacidade de produzir uma quantidade muito grande de espermatozóides todos os dias. A produção é praticamente contínua. Não há risco de ficar infértil por causa da masturbação.
Se um garoto se masturba pela manhã é provável que, algumas horas depois, ele já tenha novamente milhões de espermatozóides prontos novamente. Com a idade, a produção de espermatozóides cai um pouco. Mas esse é um fenômeno que acontece com homens bem mais velhos do que você.
Outro ponto é saber por que o casal não faz sexo há três anos. Será que nunca fizeram e esperam o momento certo ou será que faziam e, por algum motivo, interromperam a prática? No segundo caso, seria bom saber o que aconteceu para e tentar superar a barreira.
A segunda pergunta é sobre um novo medicamento que está sendo testado nos EUA. Um estudo publicado na revista médica "The Lancet" no começo do mês mostrou que esse composto químico, desenhado para tratar a ejaculação precoce, aumentou em cerca de três vezes o tempo de ejaculação.
Homens que ejaculavam em menos de um minuto tiveram seu tempo de ejaculação aumentado para cerca de três minutos com o uso do medicamento. Mas o produto ainda está em fase de testes, sua aprovação ainda não foi aceita pelo FDA (agência norte-americana que regula os remédios no país) e ele ainda não tem lançamento previsto no Brasil.
Por enquanto, o tratamento para ejaculação precoce continua sendo terapia (para controlar a ansiedade, que é a grande responsável pelas dificuldades masculinas) e, eventualmente, o uso de um antidepressivo que, como efeito colateral, pode retardar um pouco a ejaculação.
Antes de acabar, fica um recado sobre o triste acidente que matou cinco adolescentes na Lagoa, no Rio de Janeiro. O laudo divulgado na semana passada mostra que quatro deles tinham níveis elevados de álcool no corpo, inclusive o que guiava. Pessoal, não dá para beber e sair de carro por aí. A gente não consegue ter o controle que imagina! Cuidado!



Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.