São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música erudita

Concerto para a juventude

Trilhas de games famosos, como "Mario" e "Final Fantasy", são executadas por uma orquestra no evento Video Games Live, que vem a SP em novembro

DA REPORTAGEM LOCAL

E ntre as dezenas de shows e festivais que vão acontecer por aqui até o fim do ano, quem já leva o prêmio de originalidade antes mesmo de pisar no palco é o ambicioso projeto "Video Games Live", que, com um maestro, uma orquestra sinfônica e um coral, vai reproduzir músicas de games clássicos. A idéia maluca, que inclui show de luzes e de raios laser e um megatelão com cenas de games como "Mario", "Final Fantasy VII", "Castlevania" e "Zelda", veio do músico americano Tommy Tallarico, 38, compositor de dezenas de trilhas sonoras de joguinhos desde que tinha 21 anos. Tallarico, que já escreveu partituras para jogos populares como "Tony Hawk's Pro Skater", "Advent Rising" e "Spider-Man", contou ao Folhateen que, para transformar o projeto "Video Games Live" em realidade, ele e o maestro Jack Wall levaram três anos e meio. "O mais difícil foi conseguir com os estúdios que produzem os games a autorização para executar as músicas e utilizar as imagens dos jogos", conta Tallarico, que considera o evento "a ópera do século 21". "Hoje em dia, os jovens não ligam para a música tocada por uma orquestra sinfônica. Quando as óperas foram criadas, tinham o objetivo de atrair mais pessoas aos teatros, pois, além da música, havia a encenação. Hoje fazemos a mesma coisa, só que com os games." O show dura duas horas e meia e, como os jogos eletrônicos, traz alguns momentos de interatividade. "Chamamos alguém da platéia para jogar um game no telão, enquanto a orquestra faz a trilha ao vivo de acordo com a direção que o jogador queira seguir", explica. Especialmente para o Brasil, o compositor e o maestro estão ensaiando um dos maiores clássicos do videogame, a música "One Winged Angel", do temido Sephiroth, o grande vilão do popular "Final Fantasy VII" -só a sua introdução faz muita gente suar frio. Há ainda uma parte do show dedicada ao passado, quando as trilhas dos games eram simples "beeps". Em um medley, estarão músicas que deixavam em transe quem tem hoje 30 e poucos anos -os temas de "Donkey Kong", "Tetris", "Frogger" e "Space Invaders", entre outros. Tallarico avisa para chegar cedo ao "Video Games Live". Além do show, haverá games novos (incluindo inéditos) para serem testados e até concursos de "cosplay". (LEANDRO FORTINO)

VIDEO GAMES LIVE



Quando: dia 19 de novembro, às 20h
Onde: Via Funchal (r. Funchal, 65)
Quanto: de R$ 80 (pista) a R$ 140 (camarote)




Texto Anterior: 02 Neurônios: Vivendo e não aprendendo a jogar
Próximo Texto: +CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.