São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Bregagirls

Christina Aguilera lança o exagerado "Back to Basics" e a riquinha Paris Hilton tenta fazer algo além de só aparecer

DA REPORTAGEM LOCAL

Christina Aguilera poderia ter acertado desta vez e lançado finalmente um disco que prestasse do começo ao fim.
Mas os exageros da cantora -que sempre refletiram no seu vocal cheio de firulas- fazem com que o longo "Back to Basics", o seu novo disco (é um CD duplo!), seja bem irregular e algumas vezes um tanto cansativo de escutar de uma só vez.
É fato que Aguilera é dona de uma voz potente e afinada, raridade na geração de cantoras tipo Britney, e esse talento dela está com toda a força no disco, idealizado para ser uma homenagem às cantoras de jazz, soul e blues do passado, como as "deusas" Aretha Franklin e Billie Holiday.
Em "Back to Basics" há os momentos mais inspirados de Aguilera. Seja na primeira música de trabalho, a energética "Ain't No Other Man", seja na ótima balada "Understand".
Na introdução e em alguns momentos dessa última faixa, certamente o ponto alto do álbum, há um sample da voz rouca de Betty Harris (outra cantora reverenciada por Aguilera), que conduz a emoção do vocal da diva pop por toda a música.
Outros samples de vozes de cantoras e trechos de músicas de jazz e de blues seguem por todo o álbum, o que faz lembrar os excelentes experimentalismos de Moby em seu disco "Play", no qual pesquisou trechos de blues raros do passado e os reorganizou em um dos CDs mais incríveis dos anos 90.
Se há originalidade em boa parte do disco, a parte visual do encarte decepciona pela total ausência dela. A inspiração aqui é Madonna (sempre ela), que beijou Aguilera (e Britney) na boca, em apresentação no Video Music Awards da MTV.
Nas fotos, Aguilera encarna várias fases de Madonna, como o fetichismo de "Erotica" ou a "loirice" de "True Blue".
"Back to Basics" poderia ter sido um disco ótimo. Mas a megalomaníaca Aguilera não soube fazer a seleção musical que caberia bem em um CD simples. Faltou entender que, muitas vezes, o menos é mais. (LEANDRO FORTINO)

BACK TO BASICS
Christina Aguilera

www.christinaaguilera.com Ouça: "Understand"


Texto Anterior: +CDs
Próximo Texto: Paris Hilton lança CD; será piada?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.