São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

Há quem tire a prova de sua sexualidade pagando para ver

"Tinha dúvida sobre minha sexualidade e marquei um encontro com um cara pela internet. Só que ele mentiu a idade e era bem mais velho. Foi bom porque descobri que não era o que eu queria. Mas fiquei paranóico, com medo de encontrar o cara e receio de ter pego alguma doença. Só nos masturbamos, mas só vou sossegar quando fizer o teste. Como posso recuperar minha auto-estima?"

JAIRO BOUER
COLUNISTA DA FOLHA

São várias as suas questões, e vamos tentar entender um pouco melhor o que aconteceu. Você tinha dúvidas sobre sua orientação sexual, porque, provavelmente, sentia atração por homens e por mulheres. Esse tipo de situação pode acontecer com garotos e com garotas durante a adolescência.
Essas dúvidas surgem pela falta de experiência, pela necessidade de descobrir caminhos e explorar o prazer, por curiosidade, por falta de segurança de se aproximar do sexo oposto, por dificuldades com os modelos masculinos e femininos etc.
Nem todos os garotos e garotas que ficam com essas dúvidas, nem mesmo os que têm algum tipo de experiência, vão ter um comportamento homossexual na vida adulta. Essa pode ser apenas uma fase de experimentação que termina na própria adolescência.
No entanto algumas pessoas que passam por essas experiências percebem que são elas que dão sentido à sua vida emocional e sexual. Elas se sentem melhores, mais felizes e mais verdadeiras quando ficam com pessoas do mesmo sexo. Nada de errado nisso! A orientação homossexual é o que vai possibilitar os relacionamento para elas.
Você foi lá e colocou sua dúvida em xeque. Muita gente que vive esse tipo de conflito evita entrar em contato direto com ele. Outras preferem pagar para ver. Você entrou na internet, marcou um encontro com um cara, garantiu seu anonimato e testou sua curiosidade. Não existe aqui o que é certo e o que é errado. Existe a forma como cada um procura resolver suas dúvidas. E essa foi a sua.
Agora não adianta você entrar em crise e viver afogado em arrependimentos. Você optou por testar, testou e não curtiu. O importante é aprender com essa experiência e tentar enxergar o que é que você sente, do que você gosta e quem é capaz de atrair sua atenção e seu desejo. Essa é a melhor forma de manter sua auto-estima em ordem.
Quanto às suas dúvidas práticas, fique atento a essa história de internet. As pessoas, que, como você, procuram o anonimato, muitas vezes não dizem toda a verdade. Com relação ao medo das doenças, se vocês só praticaram mesmo a masturbação, não há muito com que se preocupar. De qualquer modo, o teste para HIV só funciona três meses depois de uma possível contaminação e deve ser pedido pelo médico.
Essa paranóia do encontro talvez se deva, em parte, ao medo de entrar em contato, de novo, com o cara com quem você fez algo que considera proibido. Ou ainda receio de enfrentar seus próprios conflitos e dúvidas. Se essas questões continuarem a incomodá-lo, procure um terapeuta para discutir melhor esses medos.



Texto Anterior: Garota morre após exorcismo
Próximo Texto: Científicas: Terremotos no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.