São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO & SAÚDE

>> Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Arde e dói

1 "Sempre que transo com minha namorada, ela reclama de desconforto (dor ou ardência) durante a penetração. Já usei lubrificante, mas não melhorou. Faço as preliminares, e ela adora. O que pode ser?"

2 "Na semana passada transei com minha namorada e ela teve um sangramento depois do sexo. Ela está tomando anticoncepcional e teve sua menstruação na semana passada. Isso nunca aconteceu antes. O que faço?"

DOR, DESCONFORTO E até sangramentos inesperados durante o sexo são algumas das dificuldades que podem acontecer mesmo entre casais que já têm uma vida sexual regular. Dor e desconforto podem ser sentidos, por exemplo, em mulheres que têm uma falha de dilatação ou de lubrificação. Aliás, essa é a causa mais comum do problema. A mulher fica tensa, ansiosa, não relaxa e sua vagina não responde de forma adequada aos estímulos sexuais. Mesmo estando confortável nas preliminares, na hora da transa, a situação pode se inverter.
Além disso, outras questões podem dificultar o sexo, por exemplo a presença de alguma infecção na vagina, uma ferida interna e até mesmo uma alergia. Algumas mulheres têm alergia ao látex (borracha utilizada na fabricação das camisinhas). Outras podem ter alergia ao lubrificante, aos corantes e aos aromatizantes dos preservativos e até a alguns componentes do esperma. Para saber o que pode estar causando essa situação, só mesmo procurando a ajuda de um especialista.
Em relação aos sangramentos após o sexo, as causas também podem ser variadas. A maior parte das garotas tem um sangramento depois que faz sexo pela primeira vez (pelo rompimento do hímen). Outras garotas, na véspera da sua menstruação, podem ter o sangramento antecipado pelas contrações desencadeadas por uma relação sexual. Mulheres grávidas que têm problemas na implantação da placenta também podem sofrer sangramentos (até com ameaça de aborto) quando fazem sexo.
Mas essas não parecem ser explicações para o segundo casal, já que a garota não era mais virgem, já tinha tido sua menstruação e, portanto, não estava grávida. Nesse caso, alguma área mais sensível que já existia na vagina ou no colo do útero ou algum tipo de ferimento durante o ato sexual poderia ter causado o sangramento.
Alguns casais, na empolgação da hora do sexo, exageram nas posições, na intensidade e até na duração do ato, o que pode levar a um eventual ferimento da mucosa (revestimento interno) da vagina e, eventualmente, provocar um sangramento. Nesse caso também só uma consulta médica pode esclarecer o que aconteceu. Nunca é demais lembrar: toda mulher que tem vida sexual ativa deve ir ao ginecologista ao menos uma vez ao ano.


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Cinema: Camelo e Mallu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.