São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

hq

O mangá proibido

O mangá "Tenjho Tenge" chega ao Brasil sem os cortes da edição americana

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quando os enfezados Nagi e Bob chegam à escola Tôdo estão esperando encontrar um ambiente propício para o que sabem fazer de melhor: brigar.
Para azar dos dois, porém, esse colégio abriga um grupo de artes marciais, o Clube Juken, cujos integrantes são lutadores excepcionais. Já no primeiro dia de aula sobram socos e pontapés para todos os lados.
É esse o começo da primeira edição de "Tenjho Tenge" (170 págs., R$10,90), que chega ao Brasil no final do mês, trazido pela editora JBC.
A violência dá o tom da história de "Tenten" (apelido carinhoso da série), mesclada com cenas apelativas -como as de mulheres de seios de fora, saias que levantam a toda a hora e até mesmo um estupro.
Por essas e outras o mangá foi censurado lá fora. Nos Estados Unidos, cortes e adaptações foram feitos aos montes. Vale lembrar que, nesse mesmo país, o animê de "Sakura Card Captors" foi transformado em "Card Captors" e sofreu modificações diversas para que o personagem principal fosse o Shaoran, e não a Sakura.

Sem cortes
Para sorte dos leitores brasileiros, a JBC vai publicar "Tenjho Tenge" na íntegra, sem modificações -mas apenas para os maiores de 18 anos.
A tradução ficou por conta do casal Fran e Guilherme Briggs, famosos por aqui entre os fãs da cultura pop japonesa. Fran é roteirista e Guilherme, tradutor e dublador -sua voz fez sucesso, por exemplo, na boca do personagem principal do desenho "Freakazoid".
O texto, em algumas partes, peca pela informalidade excessiva. Expressões como "tipo assim" pipocam nos balões, deixando a leitura cansativa em determinados trechos.
Nem todos os leitores devem entender o que Nagi quer dizer com "passar o cerol na pipa", quando se refere a brigar com o tarado Takayanagi.
(DIOGO BERCITO)


Texto Anterior: Entenda o que significa "blog content"
Próximo Texto: Música: Salvadores da pátria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.