São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saúde

Deprimidos procuram alívio nas drogas

44% dos jovens que usam drogas e álcool sofrem de doenças depressivas

DA REPORTAGEM LOCAL

A depressão pode levar o adolescente ao consumo de álcool e drogas. É o que mostra um recente estudo feito pelo psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, do Proad (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Unifesp, com 400 adolescentes, entre 14 e 19 anos, com problemas com álcool e drogas.
Intitulado "Depressão na Adolescência e o Consumo de Drogas", o trabalho mostrou que 44% desses jovens apresentavam alguma doença depressiva. Ou seja, quase a metade deles. O estudo constatou também que 77% desses 44% já tinham um transtorno de depressão antes mesmo de começar a usar drogas ou álcool.
"O fato de eles procurarem álcool ou droga tinha a ver com a necessidade de diminuir os sintomas de depressão, que eles tinham, mas não sabiam que estavam doentes. Usando álcool e drogas, isso melhorava um pouco", explica o médico, lembrando que o alívio é apenas momentâneo e acarreta complicações na doença.
É o caso do suicídio, cuja possibilidade cresce muito quando há o encontro da depressão com o álcool e as drogas.
"Se o adolescente estiver deprimido, aumenta 2,5 vezes o risco de ele se matar. Mas, se a depressão levá-lo a se tornar dependente de álcool ou de drogas, o risco aumenta 50 vezes", alerta Silveira.
Segundo o psiquiatra Marcos Tomanik Mercadante, o risco de dependência de álcool e de drogas secundário a um quadro de depressão é alto. "Você tem um moleque que está irritado e, quando fuma maconha, se sente melhor. Além da depressão, ele pode passar a ter uma dependência por maconha, cocaína ou álcool, principalmente", diz Mercadante.
Para a psiquiatra Lee Fu I, quando se fala em drogas desencadeando quadros depressivos, não seria, no primeiro momento, depressão, mas, sim, uma relação emocional-comportamental com a droga.
"O problema é que, quando a depressão se soma à dependência, temos duas patologias. Quanto mais doenças se somam, mais complicado é o tratamento e é maior o comprometimento do indivíduo", diz.
A psicóloga Leila Tardivo explica que a relação depressão-consumo de drogas é uma via de mão dupla. "A depressão pode levar ao consumo de drogas assim com as drogas podem desencadear a depressão. Você quer correr o risco?", pergunta. (LEANDRO FORTINO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.