São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

música

Neil Young decepciona ao abrir baú

Lançamento de show de Nova York em 1970 traz só seis canções; mas vem mais por aí

IVAN FINOTTI
EDITOR DO FOLHATEEN

Há anos o roqueiro canadense Neil Young vinha prometendo abrir seus arquivos, lançando canções inéditas, gravações raras e versões alternativas de seus clássicos. Chegou-se a falar em uma série de caixas, algumas com até oito CDs cada, coisa para mais de 50 discos.
Pois no final do ano passado, os chamados NYA (Neil Young Archives) foram abertos. Esse lançamento, que sai agora no Brasil, é "Live at the Fillmore East", show com sua banda Crazy Horse gravado em Nova York em 6 e 7 de março de 70.
É a primeira das apresentações que Young lançará na chamada "NYA - Performance Series". A próxima, "Live at Massey Hall", contempla show em Toronto, Canadá, de 19 de janeiro de 71. Sai no dia 13 de março nos EUA.
Está claro que para qualquer fã de Neil Young -para qualquer fã de rock, na verdade- essas são notícias sensacionais. Neil Young é um dos maiores compositores e guitarristas do gênero e talvez só não seja o maior porque Bob Dylan ainda respira.
O problema é que essa espera de mais de dez anos criou uma expectativa enorme nos fãs. Young tem uma penca de canções inéditas dos anos 70. E quando lança um show da época, faz com apenas seis músicas.
Duas delas já bastante relançadas: "Cowgirl in the Sand" (saiu em quatro discos antes desse) e "Down By the River" (também em quatro). Duas outras bem conhecidas do público: "Everybody Knows This Is Nowhere" (do disco homônimo, de 69) e "Come On Baby Let's Go Downtown" (de "Tonight's the Night", de 75).
E somente duas músicas realmente interessantes, pelo fato de mais obscuras: "Winterlong" (que saiu apenas na coletânea "Decade", de 77, fora o cover dos Pixies) e "Wonderin'" (lançada no disco "Everybody's Rockin'", em 83, nada menos que 13 anos depois desse show no Fillmore East).
Resta, portanto, uma certa decepção com o início da série NYA. Que pode mudar com o lançamento de "Live at Massey Hall" no mês que vem. Duas inéditas estão entre as 18 músicas desse show histórico, que quase foi lançado em disco no lugar de "Harvest" (72), até hoje seu álbum mais popular.

LIVE AT THE FILLMORE EAST
Neil Young & Crazy Horse
www.neilyoung.com


Texto Anterior: +CDs
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Uma revista, um sofá, nostalgia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.