São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+Saúde

Soja na cabeça!

DO COLUNISTA DA FOLHA

Cientistas americanos do Colorado divulgaram um estudo na última semana que mostra que a soja pode ser um potente aliado para os homens contra o câncer de próstata e a calvície.
Quando a soja é digerida, surge uma substância no intestino que dificulta a ação do hormônio masculino DHT (um derivado da testosterona), que é responsável tanto pelo crescimento da próstata como pela queda de cabelos.
O produto vindo da soja (conhecido como equol) poderia ser usado, no futuro, tanto para prevenir os problemas dos cabelos e da próstata como para o tratamento. Hoje, muitos homens (inclusive jovens) usam a finasterida (um remédio desenvolvido pela indústria farmacêutica) para controlar a queda de cabelo e o crescimento da próstata.
O derivado da soja seria uma opção mais natural, com menos efeitos colaterais do que os remédios que hoje são utilizados. Não é a primeira vez que a ciência encontra na soja uma alternativa para tratamentos médicos.
Muitas mulheres que estão na menopausa são orientadas por seus médicos a utilizar a soja como uma alternativa natural à reposição hormonal, que é feita com substâncias químicas. Agora novas pesquisas devem ser feitas para comprovar esses resultados e mostrar que, de fato, a soja é uma boa alternativa para prevenir e tratar problemas de saúde. (JB)


Texto Anterior: Sexo e saúde: Virgindade da namorada causa ansiedade
Próximo Texto: Científicas: Sorte e ciência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.