São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A origem do julgamento estético
Uma pesquisa da Universidade das Ilhas Baleares, na Espanha, detectou, pela primeira vez, que o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo é a parte do cérebro humano responsável pelo julgamento estético visual. O estudo serve de suporte à idéia de que a percepção estética surgiu com o Homo sapiens, já que a expansão do córtex pré-frontal, envolvido na tomada de decisões, foi o fenômeno evolutivo que levou ao homem moderno.

Malabarismo para o cérebro
Diferente do que se imaginava, o cérebro adulto pode ter sua estrutura alterada, segundo um estudo da Universidade de Regesburg, na Alemanha. A pesquisa foi feita com um grupo de 24 jovens voluntários, que aprenderam a manter três bolinhas no ar. Depois de três meses de malabarismo, duas regiões no córtex cerebral dos voluntários tinham aumentado 3% de tamanho. Após três meses sem treino, elas diminuíram novamente.


Texto Anterior: Científicas: Sorte e ciência
Próximo Texto: Rumo a Marte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.