São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estante

Roteiro para Guimarães Rosa

LUÍS AUGUSTO FISCHER
COLUNISTA DA FOLHA

Se seu caso é o daqueles que ainda não freqüentaram as páginas deslumbrantes de Guimarães Rosa e, portanto, você ainda não percorreu as estradas sertanejas, reais ou inventadas, vai aqui uma sugestão, um livro bom de ler: "No Longe dos Gerais", escrito e ilustrado por Nelson Cruz.
Foi assim: o autor, admirador da obra e da figura de Guimarães Rosa, teve oportunidade de trilhar, poucos anos atrás, as mesmas estradas interioranas que o autor de "Grande Sertão: Veredas" havia trilhado em 1952. Como se sabe, foi dessa viagem primitiva, acompanhando uma tropa de centenas de bois por 240 quilômetros, que o médico e diplomata João Guimarães Rosa tirou a seiva para escrever a parte mais madura, mais substantiva, mais sensacional de sua obra.
No livro de Nelson Cruz, conta-se ficcionalmente aquela viagem real, em que Rosa conheceu muitos dos detalhes da vida interiorana. E tudo vem pelos olhos e pela sensibilidade de um menino, que, pela primeira vez, acompanha uma tropeada longa como aquela. A gente acompanha a história com vontade de ler mais e aí está Guimarães Rosa para saciar nossa sede.


No Longe dos Gerais
Autor: Nelson Cruz (texto e ilustrações)
Editora: Cosac & Naify (tel 0/xx/11/3218-1468)
Quanto: R$ 35,90



Texto Anterior: Bienal do Livro: "Eu acredito em mistérios"
Próximo Texto: Orelha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.