UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

CARTAS

GAROTO COMENTA REPORTAGEM SOBRE TROCA DE MÚSICA ON-LINE, E LEITOR CRITICA VAGINA FALANTE

Música na internet
"O Folhateen abordou de maneira concisa a troca de música na internet (ed. de 12/5). Foi esquecido, porém, um aspecto importante da questão. A troca de músicas pela internet permite uma inovação na relação entre consumidor, gravadoras e distribuidoras. Pela primeira vez, o consumidor possui um expediente capaz de garantir uma discussão em pé de igualdade sobre os aspectos da produção musical (preço, qualidade, formatação dos produtos etc.). Se, por um lado, a distribuição de música na internet vai de encontro à política de direito autoral e de propriedade, de outro, as gravadoras, quase que como um cartel, aproveitam-se da vulnerabilidade do consumidor para impor arbitrariamente toneladas de produções comerciais, sem valor artístico, e a preços abusivos."
Filipe Foresto, 17 - Campinas, SP

P2P
"Muito legal a reportagem sobre MP3 (ed. de 12/5). Pena que tenham sido só duas páginas. Sugiro uma próxima reportagem em que sejam abordadas as redes eMule/eDonkey, nas quais o principal objetivo não é compartilhar pequenos arquivos de música, mas gigantescos arquivos de filmes, jogos e programas."
Crisanto A. Pereira, 29 - Porto Alegre, RS

Game é cultura
"Foi muito oportuna a nota "Game na sala de aula" (ed. de 5/5). Além de garantir uma melhor percepção dos fatos históricos, como em jogos sobre a Segunda Guerra Mundial, os games também beneficiam alunos que não têm facilidade com a língua inglesa. É uma pena que essa forma de aprendizado seja tão pouco explorada, pois poderia servir de estímulo aos alunos, fazendo com que aceitassem melhor certos assuntos considerados "chatos"."
Leandro Saud, 17 - Taubaté, SP

Vagina falante
"Gostaria de expressar minha profunda indignação com a publicação do quadrinho "Vanda e a vagina falante", de Rafael Sica (ed. de 12/5). Como é que o Folhateen, um suplemento que deveria fomentar a crítica e a conscientização dos jovens, publica um quadrinho tosco, que incita os jovens à promiscuidade, como se o órgão sexual feminino fosse realmente um objeto que deve ser "usado pra valer". Por favor, pensem um pouco mais em quem são seus leitores e em que idéias vocês querem disseminar."
Rafael Tadashi - Bauru, SP

Parabéns à "Demorou"
"Parabéns ao Folhateen por ter um espaço tão importante como a coluna "Demorou". Num jornal de grande porte como a Folha, bandas do underground dividem espaço com o editor-chefe do "Fantástico" e suas asneiras e com a cultura pop teen em geral. Tenho 23 anos, acompanho a "Demorou" há um tempo e fiquei espantado ao saber que ela já existe há quatro anos! Contrariando fanzines como o "Antimidia", que diz que a grande mídia não dá espaço ao underground, a "Demorou" prova que está fixando seu importante espaço."
XPierreX, 23 - São Paulo, SP

O gosto dos outros
"As recentes polêmicas ocorridas na seção de cartas deste caderno há muito ultrapassaram o assunto cinema. Após uma pobre leitora ter colocado sua opinião sobre a fase pós-"Cidade de Deus" pela qual passam as produções nacionais, uma avalanche de leitores furiosos criticou sua "alienação". Em um espaço criado para discussões entre jovens, que, teoricamente, representam mudanças e uma atitude mais liberal e tolerante, o que observamos são pessoas agredindo-se por não suportarem a simples opinião alheia. Não é preciso aceitar, mas pelo menos ouvir o ponto de vista dos outros com um pouco de educação, para que possamos conversar e discutir as coisas de maneira mais agradável."
Raphael Salimena, 20 - Juiz de Fora, MG



Próximo Texto: Folhateen indica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.