UOL


São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

3º Circuito Vila Buarque de Educação e Cultura promove agenda cultural conjunta em SP

14 exposições à distância de uma caminhada

FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL

Com um passe de metrô e disposição para uma caminhada puxada pelos bairros Santa Cecília, Higienópolis e Vila Buarque, você poderá ver, de graça, nada menos que 14 exposições.
Trata-se da terceira edição do Circuito Vila Buarque de Educação e Cultura, chamada "Instantâneo Coletivo", que engrossa a agenda do 6º Mês Internacional da Fotografia com uma série de eventos e mostras voltadas para a linguagem fotográfica, todas concentradas em uma mesma região da cidade.
O evento teve início na semana passada e se estende por maio e junho. Além de valorizar a fotografia como um dos mais importantes suportes de expressão artística e social e de destacar os serviços culturais e educativos concentrados naquele pedacinho da imensa São Paulo, o Circuito Vila Buarque estimula a revalorização da região central da cidade: Você terá de dar boas voltas por ali para ver todas as mostras e, assim, poderá descobrir a riqueza arquitetônica que desaparece na velocidade do tráfego local.
Entre as 14 exposições que integram o Circuito está a do fotógrafo esloveno Evgen Bavcar, no Centro Universitário Maria Antonia. Cego desde os 11 anos, Bavcar monta suas imagens em preto-e-branco a partir de memórias da infância e de descrições orais dos locais por onde viaja. No mesmo lugar, acontece uma retrospectiva de fotografia brasileira, de 1945 a 1998, que abrange trabalhos documentais e experimentais.
No Instituto Moreira Salles, está "Canudos", uma seleção de imagens sobre a região, palco da guerra narrada em "Os Sertões" (1902), de Euclydes da Cunha. No MAM Higienópolis, há imagens de Vânia Toledo, Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson e Claudia Jaguaribe, entre outros. Na Galeria Vermelho, a exposição "1 Lúcia, 2 Lúcias", de quatro jovens artistas, não se limita à fotografia, incorporando a pintura, a escultura e o vídeo.
Além das exposições, o Circuito promove oficinas e encontros com fotógrafos. Todas as terças e quintas-feiras de maio e junho, das 14h às 16h, o Centro Universitário Maria Antonia promove a oficina "Contatos e Revelações acerca da Fotografia". E, todas as sextas-feiras, às 20h, o MAM Higienópolis traz um fotógrafo para o evento "Conversa com o Artista". Nesta sexta (23/5), é a vez da fotógrafa Vânia Toledo. A programação completa do Circuito está no site www.webcore.com.br/circuito.




Texto Anterior: Fique atento
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Leia as gotas de sabedoria de George W. Bush
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.