São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEJA ONDE ESTÃO ALGUNS DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS MAIS IMPORTANTES DO BRASIL

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA (PI):
Há mais de 900 sítios arqueológicos no parque, sendo que a maior parte é formada por pinturas rupestres, que datam de até 100 mil anos atrás. Há também outros sítios, como acampamentos de caçadores-coletores, aldeias de ceramistas-agricultores e sítios funerários, de onde já foram coletados machadinhas, pedaços de cerâmica e restos mortais. É possível visitar aqueles que ficam abertos ao público, como a Toca do Boqueirão do Sítio da Pedra Furada, a Toca do Sítio do Meio e a Toca do Caldeirão do Rodrigues I.

PARQUE NACIONAL DE CANUDOS (BA):
O parque abriga a área onde aconteceram as batalhas comandadas por Antônio Conselheiro contra o exército da República. Arqueólogos encontraram estruturas de casas e igrejas no local, dinamitadas por ordem do marechal Deodoro da Fonseca. Restos ósseos dos combatentes também foram encontrados no chamado "Vale da Morte", onde eram enterrados os canudenses. O Memorial do Antônio Conselheiro, localizado no centro da cidade, armazena peças retiradas nas escavações e oferece visitas guiadas pelo parque.

SAMBAQUIS:
Comuns no litoral brasileiro, os sambaquis são depósitos de conchas formados por tribos indígenas que habitaram as regiões costeiras há cerca de 5.000 anos. Nesses aglomerados, os índios depositavam sobras de alimentos e enterravam os mortos. Os maiores sambaquis do mundo estão em Santa Catarina e podem atingir até 30 metros, como o Jaguaruna. Nesse Estado é possível conhecer também os sambaquis nos municípios de Laguna e Garopaba

AMAZÔNIA:
A Amazônia possui centenas de sítios arqueológicos nos nove estados brasileiros pelos quais se estende.
Colonizada por povos caçadores-coletores há 11 mil anos, é considerada oficialmente a porta de entrada dos primeiros habitantes no continente. A área é rica em sítios pré-históricos, como o da Ilha de Marajó - onde viveram os marajoaras - e históricos, como as ruínas de Nova Mazagão, uma cidade portuguesa do Marrocos transplantada para o Amapá há 334 anos. Também foram encontrados no Acre os misteriosos geoglifos, aqueles desenhos geométricos ou de animais, que ficaram famosos no livro "Eram os Deuses Astronautas" de Erich von Daniken, e que muita gente acredita serem obra dos alienígenas.

REGIÃO ARQUEOLÓGICA DE CENTRAL (BA):
Localizada na área da Chapada Diamantina, abriga a "Toca da Esperança", considerado o sítio mais antigo das Américas, com cerca de 300 mil anos. Além dele, os grupos de pesquisa já encontraram mais de 400 sítios contendo pinturas rupestres e ossadas fossilizadas de animais, como um molar de tigre dente-de-sabre. A descoberta levou alguns arqueólogos a acreditarem que a presença do homem na região data da mesma época, o que causou bastante polêmica. No município de Central, há um museu arqueológico com peças retiradas das escavações. Fontes: Itaú Cultural, Secretaria de Cultura da Bahia, Paulo Zanettini e Denise Schaan.

Saiba mais: - www.geoglifos.com.br
- www.itaucultural.org.br/arqueologia
- http://arqueologiadigital.ning.com/profiles/friend/list
- www.marajoara.com
- www.fumdham.org.br/parque.asp


Texto Anterior: O que visitar no estado de São Paulo
Próximo Texto: Para ser arqueólogo você precisa...
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.