São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER - jbouer@uol.com.br

Jovens, bebida e carro: um roteiro cotidiano

Cena 1: Dia do trote. João, 17 (quase 18), acaba de entrar na faculdade e recebe um trote cultural.
Na gincana, que vale um livro, acerta ao responder qual é a droga que mais mata no Brasil. Pontua, também, na droga mais consumida pelos jovens.
E ainda acerta a droga que produz o maior impacto econômico (custos para a saúde) no país. Veja as respostas no fim do texto!
Cena 2: Depois da aula. João chega em casa, liga a TV e fica sabendo que o ex-jogador de futebol Sócrates voltou a ser internado na UTI. O motivo: um novo sangramento nos vasos do esôfago causado por graves problemas em seu fígado, como a cirrose.
Em entrevista recente ele, que também é médico, se declarou ex-dependente de álcool (se é que isso existe!).
Cena 3: Depois do jantar. João abre o jornal e lê sobre uma tragédia: um jovem de 20 anos morreu na madrugada anterior, na marginal Pinheiros, em São Paulo.
Ele capotou com um carro potente, que rodava a uma velocidade absurda de 140 km/h (o dobro da permitida naquele trecho).
A namorada do rapaz disse que ele havia tomado duas garrafas de vinho antes de assumir o volante.
Cena 4: Dia do aniversário. João completa 18 anos e ganha um carro de seu pai. Vai comemorar com amigos, dirigindo seu presente.
Param no bar. Todos os amigos bebem. João sabe que não deve beber e guiar. Mas toma uma lata, duas, três. Ele sabe que deve parar, mas não consegue.
O álcool, entre outros efeitos, altera a capacidade de avaliar riscos e aumenta a impulsividade. Não é à toa que, nessas condições, as pessoas brigam mais e se arriscam mais.
Cena 5. No carro. João "apaga" no banco de trás e uma amiga, que não havia bebido, assume o volante e leva o garoto para casa.
Por que João, que é universitário, acertou que as três respostas da gincana eram álcool, viu Sócrates voltar para a UTI e leu que o jovem tinha morrido na batida, não parou de beber?
Que tal tentar mudar o final deste roteiro?


Próximo Texto: Só na FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.