São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

2006 será marcado por megaconcertos e grandes festivais; Folhateen antecipa o que vem por aí

Rock para multidões

DA REPORTAGEM LOCAL

2005 termina como o ano em que o Brasil voltou a ser palco de atrações internacionais. Avril Lavigne, Simple Plan, Pearl Jam, Strokes, Whites Stripes, Arcade Fire, Mercury Rev, Whitesnake, Good Charlotte... quase nenhum estilo do rock ficou de fora. Apenas as superproduções passaram longe deste lado do mundo.
Sumidos desde o final dos anos 90, década em que vimos Michael Jackson, U2, Rolling Stones e Madonna, os megaconcertos, aqueles cheios de efeitos especiais e palcos grandiosos, ressurgem. Com exceção do problemático Michael, os outros três citados acima voltam ao Brasil em 2006.
Deles, já estão com tudo confirmado os ingleses dos Rolling Stones, em sua terceira visita ao país, e os irlandeses do U2.
Os dois grupos quase batem de frente: os Stones tocam apenas no Rio, em 18 de fevereiro, na praia de Copacabana; já o U2 se apresenta logo depois, em 20 e 21 do mesmo mês, mas apenas em São Paulo, no estádio do Morumbi. Há quatro opções de bandas que podem vir com Bono Vox ao Brasil: Interpol, Keane, Franz Ferdinand e The Killers. Os dois últimos são também cotados para um outro festival de rock.
Ainda no quesito "vale a pena ver de novo", o trio Green Day deve baixar por aqui em melhor forma do que em 1998, quando apresentou a turnê de "Nimrod". Eles farão shows em março, assim como a banda pop/rock canadense Simple Plan.
Março é também mês de um clássico da guitarra, o mexicano Carlos Santana, que, se a Prefeitura da São Paulo não proibir, se apresenta no dia 17, no Pacaembu, e no Rio, no dia seguinte, na praça da Apoteose. O rock latino também marcará presença com shows da cantora e compositora Shakira.
Em 8 de abril, acontece a segunda edição do Campari Rock. Devem vir as bandas Supergrass e Mission of Burma e já estão certos os DJs franceses de electro Vitalic e David Carretta. Já o Curitiba Rock Festival tem datas reservadas em 20 e 21 de maio.
No segundo semestre, provavelmente em novembro, o Chimera Rock negocia a vinda do rock pesado do System of a Down. Já o Claro Que É Rock, que em 2005 ocorreu em novembro, deve ser montado em setembro. Mas o evento começa antes, ainda no primeiro semestre, com as seletivas para as bandas independentes. Para essa fase, os ingleses do dançante Kasabian estão na lista para encerrar os shows.
Bob Dylan, David Gilmour, Foo Fighters, My Chemical Romance (provavelmente em agosto) e Bloc Party são outros nomes do rock cotados para tocar aqui.
Do mundo pop, além de Madonna, em julho ou agosto, na praia de Copacabana, o cantor Seal desembarca em abril impulsionado pelo atual sucesso de "Crazy", na voz de Alanis Morissette. Depeche Mode, Robbie Williams e Lauryn Hill também estão prometidos. (THIAGO NEY E LEANDRO FORTINO)


Texto Anterior: Brit definitivamente pop
Próximo Texto: Música: A mordida nacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.