São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEXO & SAÚDE

JAIRO BOUER jbouer@uol.com.br

Garotas se expõem a riscos como garotos

Um novo estudo publicado na Suécia mostra que garotas entre 15 e 20 anos têm se exposto a comportamentos de risco de maneira semelhante aos garotos. É bom lembrar que, nas gerações anteriores, "correr riscos" era quase uma exclusividade masculina.
Se antes brigar, usar violência, beber em excesso, fumar, experimentar drogas, correr mais com o carro e não se proteger no sexo eram típicos dos garotos, o estudo sueco mostra que as garotas aparecem cada vez mais como protagonistas dessas situações.
No Brasil, alguns dados podem indicar uma tendência semelhante. Embora acidentes de carro e violência sejam ainda bem mais comuns entre os garotos, alguns trabalhos mostram que as garotas bebem de forma semelhante aos garotos, fumam tanto quanto eles e se protegem menos no sexo.
Só para lembrar: o número de casos novos de Aids entre garotas é maior do que entre os garotos há mais de uma década (única faixa de idade em que esse fenômeno acontece).
A inserção da mulher no mercado de trabalho, as mudanças no papel das mulheres na sociedade, a maior liberdade feminin e os níveis mais altos de estresse ""tudo isso pode explicar a forma como elas têm se colocado frente ao risco.
O estudo sueco mostra também que as mulheres têm uma percepção maior do risco, embora isso não as impeça de agir de uma forma cada vez mais parecida com a dos homens. O que elas acham deles? Que eles se expõem a riscos porque não sabem lidar com as suas fraquezas. Correr riscos seria uma forma do homem esconder suas vulnerabilidades.
Mas e elas? Na luta pela igualdade, sentiram necessidade de correr os mesmos riscos? Se isso é verdade, ao pensar na questão do menor uso de camisinha entre as meninas, por exemplo, será que, em vez de trabalhar a dificuldade de negociação e a falta de poder delas (eles pressionam para não usar e elas aceitam), não deveríamos focar os riscos que essa nova mulher, de maneira consciente, quer assumir?


Próximo Texto: Só na Folha.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.