São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Moeda virtual permite anonimato na rede

Existe uma moeda que está mais valorizada do que o dólar ou o euro. Seu nome é bitcoin e ela não é emitida por nenhum país: existe apenas na internet. Na quarta-feira passada, uma bitcoin valia US$ 19 (dá para acompanhar a cotação aqui: mtgox.com).
Essa moeda funciona de forma totalmente virtual, baseada em criptografia.
Uma das suas características é o total anonimato. Quando alguém compra alguma coisa na internet usando cartão de crédito, a identidade segue com a compra. Ao mandar bitcoins, ninguém sabe quem mandou e quem recebeu.
Até seu criador é um mistério. Ele diz chamar-se Satoshi Sakamoto, mas esse é um nome banal no Japão. Ninguém sabe ao certo.
Muita gente já está de cabelo em pé. O senador norte-americano Chuck Schumer tocou o apito dizendo que o sistema só serve para lavagem de dinheiro. Pediu que o governo dos EUA tome providências para fechá-lo. Só tem um problema: essa não é uma tarefa fácil.
O bitcoin é totalmente descentralizado. Ele não tem um banco central (o estoque da moeda é regulado por um algoritmo). Se o bitcoin for fechado, pode ser substituído rapidamente por outras moedas virtuais.
Afinal, ele parte do princípio de que o valor do dinheiro, apesar do lastro em cada país, depende de acreditarem nele.
E onde há dinheiro há também ladrão. O primeiro furto de bitcoins aconteceu na semana passada ""US$ 500 mil foram roubados de um computador invadido.
Muita gente vê o bitcoin como uma reação a empresas como a Visa quando suspendeu pagamentos ao WikiLeaks. O bitcoin pode tornar sites como ele independentes do sistema financeiro tradicional.
Especialmente porque para aceitar bitcoins basta instalar um programa (disponível em bitcoin.org).
A partir daí você ganha um endereço para receber moedas. O meu, por exemplo, é: 1KQRH55hDRrkMYu mwRs4qEG33CMMwHXL3.
Só não recebi moeda nenhuma ainda.

MONITOR

JÁ ERA
Cheque para pagar compras do dia a dia

JÁ É
Paypal

JÁ VEM
Usar o celular para pagar ou aceitar cartão de crédito com o Squareup.com

OUÇA PODCAST DA COLUNA
http://www.folha.com.br/mm930928


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Revolução Assexual
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.