São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo & Saúde

Jairo Bouer - jbouer@uol.com.br

Quero engravidar!

"Tenho 21, menstruo normalmente e tenho relações freqüentes com meu marido há alguns anos. Não consigo engravidar! Será que estou com algum problema?"

"Tenho 19 e estou tentando engravidar há um mês. Meu marido e eu não ainda não tivemos sucesso! Qual seria a melhor época para tentar? Como funciona o período fértil? Há algo que eu possa fazer para aumentar nossas chances?"

"Tenho 20 e tomo pílula desde os 15. Será que vou ter problemas para engravidar no futuro?"

CURIOSO NOTAR que, em geral, a gente responde a perguntas de garotas e garotos que querem evitar uma gestação a qualquer custo. Mas hoje a gente separou algumas dúvidas de mulheres jovens que estão preocupadas em conseguir engravidar.
Os especialistas estimam que um quinto dos casais vão enfrentar algum tipo de dificuldade para engravidar. Essas dificuldades tendem a ser mais comuns nas mulheres mais velhas. Para falar em problemas para engravidar, os médicos aguardam que o casal faça tentativas regulares durante um ano (12 ciclos da mulher).
Dessa forma, o casal da segunda dúvida ainda não pode falar em dificuldades, já que eles só estão tentando há um mês. Está errado imaginar que toda mulher que tem uma relação em seu período fértil está automaticamente grávida. Não é bem assim! A chance de engravidar em uma única relação sexual, supondo que a mulher esteja em seu período fértil, é de cerca de 20%.
A primeira dúvida mostra que o casal está enfrentando dificuldades, já que está tentando há mais de um ano. É importante que os dois passem por uma avaliação médica, para entender o que pode estar acontecendo. Quando o casal não consegue engravidar, a causa das dificuldades pode estar na mulher, no homem ou em ambos. Por isso, ginecologista para ela e urologista para ele.
Para aumentar a chance de gravidez, os médicos costumam orientar para que a relação aconteça no período fértil, quando acontece a ovulação (em geral, o dia da ovulação acontece 14 dias antes do dia previsto para a menstruação seguinte). Além disso, não fazer sexo por dois ou três dias antes da data da nova tentativa pode aumentar a concentração de espermatozóides.
Para terminar: o uso de pílula por um tempo prolongado não traz maiores dificuldades de gravidez. Depois de interrompido o método, a mulher, em um ou dois ciclos, estará pronta para voltar a ovular e, portanto, apta a engravidar, desde que não existam outras dificuldades.


Texto Anterior: Baladas legais
Próximo Texto: Teatro: Futebol no palco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.