São Paulo, segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Ele não existe no mundo real, mas seu hit foi escolhido como o mais chato de 2004; saiba quem mais "dançou" na enquete do Folhateen

Dogão foi mal

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco dos 13 votos para a pior música de 2004 foram para... um cachorro! Que nem existe no mundo real! "Dogão É Mau", do rapper virtual Dogão, projeto pop idealizado pelo produtor Rick Bonadio (que acaba de produzir o novo Charlie Brown Jr., "Tamo Aí na Atividade"), não deixou para ninguém.
A letra sexista, cheia de palavrões e lugares-comuns do vocabulário do rap vai fechar o ano com esse prêmio, o que não é ruim na opinião de seu dono. "O Dogão ganhou a pior música? Ótimo. Era justamente o que a gente queria, causar esse impacto mesmo. Dogão é desbocado. A intenção sempre foi ser polêmico", disse Bonadio, por telefone, para o Folhateen.
Segundo ele, o álbum "Dogão É Mau" já ultrapassou a marca de 20 mil cópias vendidas, é um dos ringtones mais baixados do ano (80 mil) e também um dos clipes mais requisitados na MTV. Por que, então, foi tão mal na nossa enquete?
"Eu acho que o mais óbvio de tudo é o preconceito contra um artista virtual. Acho que é o que mais pegou na história. Mas, é claro, há quem goste e há quem não goste. As pessoas não entenderam que o personagem virtual pode falar que é mau, das cachorras, e as pessoas querem responsabilizar alguém pela atitude."
Se você faz parte dos que odeiam o Dogão, prepare-se, porque a nova música, "Banho e Tosa", só está começando a invadir as rádios e a MTV e, do álbum "Dogão É Mau", ainda devem sair mais dois hits.
E Bonadio vê pela frente o segundo álbum de seu bicho de estimação. Além disso, o produtor promete um evento neste verão, com vários artistas e o Dogão, em um telão, como mestre-de-cerimônias.
O produtor ainda acha que a escolha tem a ver com a alta execução da música nas rádios, assim como "Equalize", de Pitty, que foi citada em duas listas das melhores do ano mas também levou um voto como a pior. Bonadio a defende: "A faixa "Equalize" é muito boa, mas tocou tanto que as pessoas acham que é chata. Não é porque não gostam, é porque tocou muito. Com certeza, o Dogão teve um problema parecido".
Não é o que o estudante Diogo Bercito, 16, pensa do sucesso da cantora baiana, pois ele a escolheu como a pior música de 2004.
Mas "Equalize", de Pitty, não é tão rejeitada assim, afinal ela está na lista das melhores do ano de Luiza Terpins, 15, assim como "Loadeando", de Marcelo D2, que foi eleita a pior do ano por Clara Martins Hermeto, 14. Ela resolveu votar no rapper carioca "só para ir contra a maré". Para Luiza, a pior do ano foi "Dogão É Mau".
A cantora Ivete Sangalo levantou mais que a "Poeira" com seu hit altamente executado durante os Jogos Olímpicos e em um comercial de TV. Ela levantou a ira dos jornalistas Ana Paula de Oliveira e Diego Assis, que acham que a música gruda na cabeça e causa irritação. Resultado? A pior de 2004 na opinião dos dois.
Na MPB que aborrece, "Encontros e Despedidas", de Maria Rita, abertura da novela "Senhora do Destino", tirou do sério o colunista da "Escuta Aqui", enquanto "Consumado", do ex-Titãs Arnaldo Antunes, fez Camila Galan de Paula, 15, tapar os ouvidos. E olha que ela gosta de música brasileira. (LEANDRO FORTINO)


Texto Anterior: Listas
Próximo Texto: Tudo de bom: How to Dismantle an Atomic Bomb
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.