São Paulo, segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TABULEIRO DA POLÍTICA

JOGO COMPLICADO FAZ CRÍTICA À CORRUPÇÃO BRASILEIRA

Ricardo Nogueira/Folhapress
A turma de "testadores" do Folhateen brinca de política

TARSO ARAUJO
DE SÃO PAULO

As notícias de corrupção que povoam manchetes de jornal não nos deixam esquecer de que a política é, muitas vezes, um jogo sujo. Agora, isso virou um jogo propriamente dito, de tabuleiro.
O nome, "Brasilis", não nega a inspiração. "A ideia é fazer uma crítica à corrupção dentro da política brasileira. E divertir, fazer uma sátira social", diz Yuri Fang, 26, um dos criadores do jogo.
Na brincadeira, cada jogador é um político em busca de votos. A cada rodada, algumas notícias são divulgadas, e os políticos usam "cartas de poder" que recebem no começo da partida para associar cada notícia a um dos jogadores.
Acontece que algumas manchetes trazem votos, outras atrapalham a campanha. E aí a briga é para ver quem fica associado a cada escândalo. No final, vence quem tiver mais votos.
As rodadas são contabilizadas com fatias de pizza. Quando ela está completa, apuram-se os votos e o vencedor do jogo. Qualquer relação com a realidade não é mera coincidência.

COMPLEXO
O Folhateen pediu a um grupo de jovens que testasse o jogo. "É bem legal porque mostra a realidade. Dá uma noção de como é a política brasileira", diz o estudante Daniel Cabrel, 16.
O problema do jogo, para eles, é a dinâmica pouco comum. "É muito complicado. Poderia ser mais simples ou ser melhor explicado", diz.
Se você quiser testar mesmo esse jogo de poder, ele está à venda em galapagosjogos.com.br.


Texto Anterior: Todas as letras do ano
Próximo Texto: Jogo ajuda adolescentes a puxar assunto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.