São Paulo, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

63% estão insatisfeitos

DA REPORTAGEM LOCAL

Para psicólogos ouvidos pelo Folhateen, as mudanças naturais que o corpo sofre na adolescência, a imposição de um padrão de beleza pela mídia e a pressão familiar e de colegas são alguns dos motivos que fazem um adolescente se sentir insatisfeito com a sua imagem.
Um estudo da UFMG realizado com teens de Belo Horizonte concluiu que 63% dos entrevistados estão insatisfeitos com o corpo. Mesmo assim, 80% tinham índice de massa corporal normal para idade e altura.
A pesquisa integra a dissertação de mestrado da pediatra Ana Elisa Ribeiro. "Há duas questões principais para isso: a influência dos amigos e a da mídia, que tem espaço apenas para mulheres magras e homens malhados", diz.
Para a psicóloga Mara Lofrano, do Grupo de Estudos da Obesidade da Unifesp, a preocupação com o corpo tem a ver com a busca de identidade. "Eles querem se encontrar nos grupos, querem ser iguais."
"Existe uma insatisfação normal na adolescência por conta das mudanças do corpo. Quando isso impede o adolescente de realizar atividades sociais é um fator a ser observado pelos pais", completa.
"A adolescência é um momento em que o ser humano está mais suscetível ao juízo dos outros, por isso a pressão para ser igual àquele que supostamente está sendo aceito é maior", observa o professor de psicologia da PUC Carlos Eduardo Freire. (LC)


Texto Anterior: Corpo fechado
Próximo Texto: Cinema: Filme premiado de skate estréia na sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.