São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNETS
RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Jovens impulsionam mudanças políticas

O LEITOR do Folhateen tem mais força do que imagina. Uma rodada pelo mundo mostra que os jovens são a nova força política que chega pela internet.
O primeiro exemplo todo o mundo já sabe: a queda-relâmpago do ditador egípcio Hosni Mubarak, após 18 dias de protestos articulados com a ajuda da rede.
O que menos gente sabe é que uma das peças-chave foi Wael Ghonim, 30, criador da comunidade "Somos todos Khaled Said", em referência ao jovem que, espancado até a morte pela polícia egípcia, serviu de estopim para a revolta.
A comunidade, com 800 mil membros, foi fundamental para a derrubada do presidente, ajudando a levar uma multidão de jovens às ruas. Wael é hoje herói no Egito e no mundo todo (bit.ly/fopLTp).
Longe dali, na Bélgica, cinco jovens com média de idade de 23 anos organizaram na internet a campanha "Vergonha dos Políticos!", em protesto contra a paralisia que tomou conta do país, que está há mais de oito meses sem um premiê.
Liderados pelo estudante Thomas Royberghs, 20, cerca de 40 mil protestaram em 23 de janeiro.
No Brasil, em contexto e dimensões diferentes, ciberativistas lançaram a campanha "Sou MinCC" (bit.ly/ fnzg4d) em reação à ministra Ana de Hollanda e às mudanças no Ministério da Cultura. A insatisfação vem da retirada do Creative Commons do site do MinC (que permitia acesso amplo ao conteúdo), das relações da ministra com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e de sua recusa em dialogar sobre cultura digital.
O assunto ganhou repercussão internacional (bit.ly/dSupOx) e chegou aos "trending topics" do Twitter no Brasil. Desde então, o barulho é constante (bit.ly/fac3Sw).
Como já mencionei, essa geração é legião: não perdoa, não esquece, não vai embora. Continua até ser ouvida. Ou até mudar quem tem de ouvir.


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Holográficos em 3D
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.