São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEXO E SAÚDE

JAIRO BOUER

"Tenho 15 anos e, há uma semana, transei pela primeira vez com meu namorado. Foi muito legal, mas não sei como contar para minha mãe. Ela acha que não estou pronta para transar e acho que é ela quem não está pronta para ouvir. O que fazer?"

Como contar para a mãe que a primeira vez já rolou?

Legal que você soube esperar o momento em que se sentiu preparada para a transa. Isso aumenta a chance de que as coisas sejam mais tranquilas e gostosas.
Uma pergunta que todo mundo faz é se 15 anos não é uma idade muito precoce para transar. E essa deve ser uma das preocupações da sua mãe. E a resposta é: depende muito. Existe muita garota que aos 15 está madura e pronta para a primeira vez. E existe muita garota que nessa idade ainda não consegue administrar bem sua vida sexual e emocional.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Cebrap há dois anos mostrou que, no Brasil, um terço das meninas já tinha experimentado uma relação sexual completa antes dos 15.
O que significa estar pronta para a primeira transa? Em primeiro lugar, essa decisão deve ser voluntária e não tomada sob pressão do garoto ou das amigas que já iniciaram a vida sexual. É uma escolha muito pessoal.
É importante também que a garota conheça os problemas que hoje cercam a vida sexual de todos nós: DSTs, Aids e gravidez indesejada. Método anticoncepcional e camisinha são requisitos básicos.
Será que todas as meninas de 15 estão preparadas para ir a um ginecologista, discutir o melhor método de prevenção da gravidez e exigir camisinha de seu parceiro?
É muito mais legal quando a vida sexual começa com quem você já tem alguma intimidade. Moral da história: ter um namorado bacana facilita muito a vida.
Se tudo isso está claro para você, contar para sua mãe é apenas mais um passo. No começo, é difícil. Mas, se você conseguir demonstrar a ela maturidade e segurança, sua mãe deve ficar mais tranquila, e vocês poderão conversar de maneira aberta e honesta.

Texto Anterior: Livro: Guia explica tudo sobre sexo
Próximo Texto: Rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.