São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

CARTAS

Leitor elogia reportagem sobre blogs; e garoto questiona importância do Oasis na cena inglesa

Grafite on-line
"Achei a reportagem "Blogs da encrenca" (ed. de 14/06) bastante atual. A ferramenta de publicação on-line se tornou uma maneira rápida de expressar pensamentos e sentimentos, mesmo que, às vezes, os mesmos possam fugir do contexto pessoal e passem a ser meios para se falar mal de terceiros. O velho grafite de porta de banheiro de escola agora chega a era da informática. Sugiro uma matéria sobre blogs que fazem uma manifestação oposta. Há blogs de estudantes que expressam de maneira diferente a vida escolar ou universitária, weblogs que dão dicas para futuros calouros, que mostram fotos de viagens e que comentam assuntos de classe, trabalhos acadêmicos etc."

Bruno Freitas, 22 - Florianópolis, SP

Atenas teen
"Sou praticante de tênis de mesa e gostaria de parabenizá-los pela reportagem com a atleta Mariany Nonaka (ed. de 14/06). É importante que se preocupem com os esportes. Devemos fazer evoluir o tênis de mesa, pois pouca gente sabe que existe no Brasil um dos maiores centros de treinamento da América Latina (em Piracicaba) e que o Brasil é muito requisitado por estrangeiros para estágios técnicos."
Francine de Brito Garcia, 15 - Rafard, SP

Definitivamente controverso
"Sobre a matéria "Definitivamente 10 anos" (ed. 14/06), gostaria de dizer que é incorreto dizer que o lançamento do "Definitely Maybe" trouxe de volta o rock à cena britânica. E o Suede, que lançou seu primeiro CD, homônimo, em 93, e que se tornou o álbum de estréia mais vendido do Reino Unido? E o Radiohead, que já havia lançado seu "Pablo Honey" no mesmo ano? Sem contar o Pulp, que já existia desde 79, quando Jarvis Cocker, o vocalista, tinha 15 anos, e o Blur, que em 94 lançou seu terceiro CD, "Parklife". Blur e Pulp podem até estar mais para o pop, mas Radiohead e Suede não devem ser esquecidos quando o assunto é rock."
Fernando Pereira Ramos, 22 - São Paulo, SP

Homossexualismo
"Na coluna "Sexo & Saúde" (ed. de 14/06), dois rapazes perguntaram se são gays. A resposta de Jairo Bouer foi basicamente essa: aproveitem a adolescência para experimentar bastante e descobrir o que vocês são. Ora, por que é preciso se rotular? Por que é preciso se afirmar como homo, hétero ou o que seja? Se o rapaz gosta de um rapaz hoje, bom pra ele. Se amanhã ele conhecer uma garota fantástica e quiser ficar com ela, claro que pode! E, se depois de amanhã ele conhecer um rapaz maravilhoso e quiser ficar com ele, vá em frente! Ninguém precisa se definir como gay ou hétero. E importante também é notar que há uma distinção entre os homossexuais e a tribo urbana dos gays. Não é porque você é homossexual que precisa frequentar boates gays, ir à Parada Gay, se produzir como os rapazes do "Queer Eye for a Straight Guy", gostar de Barbra Streisand etc. Os rapazes que enviaram as perguntas podem ter gostos diferentes, podem gostar de futebol, quiçá ouvirem heavy metal, e ainda assim gostarem de namorar outros rapazes. Não é preciso entrar no "clubinho gay" para isso. Bouer presta um desserviço ao não apontar essas coisas."
João Ricardo de Mendonça Oliveira, 21 - Campinas, SP

"Achei um absurdo a crítica da leitora Sofia Caiado (14/06) sobre as colunistas do "02 Neurônio". Elas não expõem o sexo oposto como pedaços de carne, apenas falam numa linguagem moderna de total entendimento para a juventude de hoje. Muitas(os) leitoras(es) se identificam e encontram respostas nos temas abordados por essas mulheres inteligentes, que nos colocam para cima, nos encorajam e tornam nossas segundas-feiras mais divertidas.
Rafaele Pires, 22 - Piedade, SP
"Quero parabenizar o Folhateen pela matéria do Fórum Jovem Indígena. É fundamental que a juventude traga suas idéias para transformar a realidade da cidade."

Adriano Rangel, 26 - São Paulo, SP


Próximo Texto: Sexo & saúde - Jairo Bouer: DSTs dão dor de cabeça a jovens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.