São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPORTAMENTO

Vestidos como personagens de mangás, animes, games e seriados japoneses, os cosplayers se reúnem na maior feira do gênero na América Latina, em julho, em São Paulo

Quadrinho vivo

DA REPORTAGEM LOCAL

Parece outro mundo: imagine cerca de 2.000 pessoas com fantasias perfeitas de personagens de mangás, animes, games e seriados japoneses. Essa foi a quantidade de cosplayers, pessoas que usam essas fantasias (o nome vem de "costume player"), que circularam em 2003 pelo Anime Friends, a maior feira de animes e mangás da América Latina. E a expectativa para o evento deste ano, que acontece de 8 a 11 de julho, em São Paulo, é que venha ainda mais gente (com ou sem fantasia).
Sandra Akemi Tsukamoto, 17, que vai apresentar o concurso de cosplayers da feira (veja programação), começou a fazer fantasias em 2000, na mesma época em que os eventos de animes e mangás começaram a crescer. "No final dos anos 90, esses eventos reuniam cerca de 500 pessoas. Hoje, reúnem mais de 20 mil", conta.

Prêmios
No começo, Sandra mandava uma costureira fazer as fantasias -gastava cerca de R$ 150 em cada uma. Para bancar o hábito, usava o dinheiro dos prêmios que ganhava. "Já ganhei dois aparelhos de DVD em concursos e, como eu já tinha DVD, vendi os dois para fazer mais roupas."
Ela já ganhou cinco prêmios e tem cerca de dez fantasias. A mais perfeita, segundo ela, é a da pistoleira Yuna, do "Final Fantasy" (jogo do Playstation 2). A fantasia de Miyu, do anime "Vampire Princess", também não deixa nada a desejar.
Sandra sempre gostou de mexer com roupas. Gosta tanto que resolveu fazer faculdade de moda -está no primeiro ano. Com as aulas de corte e costura que teve, já consegue fazer as próprias fantasias. "As mais simples, eu mesma faço." Mas ela não pretende fazer do cosplay um caminho profissional. "Pretendo mexer mais com moda íntima."
O público que freqüenta esses eventos é bem variado, segundo ela. "Há gente de várias tribos, uns gostam mais de animes, outros gostam mais de quadrinhos", afirma.
Além dos figurinos caprichados e coloridos, ricos em detalhes e acessórios, os cosplayers também reproduzem a maquiagem, a expressão, os gestos e a atitude dos personagens que representam. Apesar da fartura de opções de entretenimento do Anime Friends, os cosplayers são uma atração à parte. (ALESSANDRA KORMANN)

Texto Anterior: Livros
Próximo Texto: 02 Neurônio: Semana nada glamourosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.