São Paulo, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUNILARIA

Os tipos de aparelhos ortodônticos

 FIXO
Os braquetes (quadradinhos colados nos dentes) são de metal e transpassados por fios utilizados para movimentá-los. Há outros tipos, como os utilizados no céu da boca para expandir o maxilar. Dá para enfeitar com borrachinhas coloridas.

 ESTÉTICO
Os braquetes de porcelana, resina ou safira, de cor próxima à tonalidade dos dentes, são mais discretos.

 LINGUAL
Braquetes especiais são colados no lado interno dos dentes. Podem machucar a língua e incomodar durante a fala e a mastigação.

 REMOVÍVEL/ MÓVEL
Entre os tipos mais comuns está a placa de contenção, utilizada para estabilizar os dentes após o uso do aparelho fixo.

 APARELHO EXTRA BUCAL
Conhecido popularmente como "freio de burro", utilizado para restringir o crescimento excessivo da parte superior e/ou movimentar os dentes superiores para trás.

 INVISÍVEL
Placas de acetato que "encapam" os dentes. São retiradas na hora das refeições e trocadas a cada 15 dias. As plaquinhas importadas custam R$ 8 mil, em média. É efetivo para casos específicos, como dentes tortos, mas não quando é preciso acertar a mastigação.

Fonte: João Batista de Paiva, professor titular de ortodontia da USP; Flávio Miranda, ortodontista e professor de cursos de especialização; Waldir de Sá Pedro Langone, ortodontista, e Marcelo Kignel, ortodontista



Texto Anterior: Dá para disfarçar?
Próximo Texto: Sexo & Saúde - Jairo Bouer: Transmite ou não?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.