São Paulo, segunda-feira, 22 de agosto de 2011

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INTERNETS

RONALDO LEMOS - ronaldolemos09@gmail.com

Quanto vale um comentário positivo?

Um colega da Universidade Princeton chamado Tim Lee resolveu ir ao dentista. Antes de entrar no consultório, estranhou o fato de pedirem para assinar um longo documento.
Era um contrato em que se comprometia a não falar mal do dentista na internet se tivesse algum problema.
Revoltado, resolveu investigar. Descobriu que a coisa era muito mais complexa.
O contrato era fornecido por uma organização chamada "Medical Justice" (Justiça Médica), que, em troca de uma mensalidade, protege profissionais de saúde contra reclamações.
Mas a organização ia muito além. Entrava em sites de avaliação de produtos e serviços e postava falsos comentários positivos, criados por perfis controlados pela organização (leia aqui: bit.ly/mJHA8Y).
A opinião das pessoas na internet é importante. Uma pesquisa da Nielsen mostrou que 70% dos internautas consultam opiniões na rede antes de comprar algo.
O problema é que algumas empresas, incluindo agências de publicidade, descobriram isso e passaram a oferecer serviços que manipulam comentários.
Um jornalista francês, fazendo-se passar por uma rede de hotéis, procurou uma agência em Paris e recebeu o orçamento: 3.750 euros (R$ 8.600) a cada 250 comentários positivos. E a garantia de que seria impossível descobrir o esquema.
Outra empresa, em Madagascar, oferece uma solução mais barata -por US$ 800, garante 8.000 comentários positivos por mês.
Só que essa prática é crime. O Código do Consumidor proíbe a publicidade enganosa, "capaz de induzir o consumidor em erro" e atribui pena de um ano para quem faz "afirmação falsa ou enganosa" sobre produtos ou serviços. Não é só o futebol que precisa de fair play. A internet também.

READER

JÁ ERA
Um minuto sem "apps"

JÁ É
Aplicativos no celular e em redes sociais

JÁ VEM
Modelos dos "apps" chegando ao browser: bit.ly/raTUKv

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