São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comportados e bagunceiros, mas todos descabelados

LEANDRO FORTINO
DA REPORTAGEM LOCAL

No rock, a guitarra é tida como um instrumento praticamente indispensável. Mas, no caso do trio inglês Keane, o sucesso só chegou no momento em que o guitarrista Dominic Scott deixou a banda, em 2001, sete anos depois de sua formação, na cidade de Battle.
O piano fez as vezes dos acordes da guitarra, e o som delicado e romântico do trio chegou aos ouvidos de Simon Williams, dono do cultuado selo Fierce Panda, o mesmo que revelou ao mundo as bandas Placebo, Bluetones, Idlewild e Coldplay.
O CD de estréia, "Hopes and Fears", estreou no primeiro lugar da parada britânica, deixando para trás o cultuado rapper The Streets, como lembra o baterista do Keane, Richard Hughes, 29, em entrevista ao Folhateen. "Há muitas bandas ótimas por aí, não apenas no rock, por isso foi uma honra entrar no topo da parada. O Streets, que foi reconhecido no mundo todo por fazer algo inovador, é um deles. Por isso, é muito bom estrear no primeiro lugar."
Junto com os colegas de escola Tim Chaplin, 28, vocalista, e Tom Rice-Oxley, 25, pianista e baixista, Richard afirma que começou a se interessar por música ouvindo discos de Pet Shop Boys, Beatles e Simon and Garfunkel, "pessoas que escreviam boas letras com as quais tínhamos uma conexão emocional", conta Richard.
Talvez o sucesso só tenha surgido pelo fato de o Keane lembrar bastante o Coldplay, com o piano conduzindo o vocal melado de Tom. Mas Richard considera a comparação pura preguiça da imprensa. "OK, foi o mesmo selo que lançou o Coldplay, mas ele também lançou o Placebo, Bluetones e Idlewild, e nós não somos comparados a eles. Não acho que a gente pareça Coldplay. Somos ingleses e há o piano envolvido, mas é diferente. Acho que as comparações vêm daí", explica o baterista.

Texto Anterior: Música: Comportados e bagunceiros, mas todos descabelados
Próximo Texto: Comportados e bagunceiros, mas todos descabelados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.