São Paulo, segunda-feira, 22 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCUTA AQUI

A melhor canção gravada em 2004

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR

C omo faltam poucas semanas para o fim de 2004, acho que já dá para arriscar qual a melhor música do ano: "LSF (Lost Souls Forever)", da banda inglesa Kasabian. De um lado, parece aquele rock viajante do final dos anos 80, tipo Stone Roses. Por isso, dá para dançar na pista. De outro, tem aquele toque de submundo, na linha do Jesus and Mary Chain. Serve para escutar em casa.
A letra não faz sentido. Sinta só: "A polyphonic prostitute, the motor's on fire/ Messiah for the animals" (Uma prostituta polifônica, o motor pegou fogo/ Messias dos animais).
"LSF" faz o uso mais desavergonhado de um recurso barato: vocais com muito eco no refrão. E o refrão... outra viagem, olha só. "Ahhh, oh come on!/ We got our backs to the wall! / Ah, Get on! / And watch out! / Sayin", yer gonna kill us all!" (Ah, vamos nessa/ Estamos encostados no muro / Ah, entra aí / E cuidado! / Dizem que vocês vão matar todo mundo).
Gostaria muito de ver esses moleques ao vivo, para checar se funcionam tão bem quanto em disco. Saiu no Brasil, pode pegar.
Mensagens de leitores, notas em revistas gringas, reportagens em jornais americanos. É impressionante como todo mundo está falando da banda canadense Arcade Fire, que vem da província de Quebec, um dos lugares menos rock'n'roll do planeta. Eles gravam pelo selo Merge, que é do povo do Superchunk, banda amiga de terras brasileiras. O álbum do Arcade Fire se chama "Funeral", em alusão a pessoas próximas à banda que morreram. E você, também está ligado na novidade?
John Peel, o grande DJ de rádio inglês, morto há algumas semanas, está na capa da nova edição da "Word" . Legal ver que a "Word" se liga no que acontece no mundo real, ao contrário da similar "Uncut", que vai dar capa para o Pink Floyd ou o Neil Young mesmo que o mundo esteja à beira da extinção.
Sempre bom dar uma olhada nas faixas mais tocadas na woxy.com, rádio querida de "Escuta Aqui". Veja só: 1) "I've Been Thinking", Handsome Boy Modeling School; 2) "Apple Tree", Wolfmother; 3) "Sugar", Ladytron; 4) "New Health Rock", TV On The Radio; 5) "On The Verge", Le Tigre; 6) "Woman", Wolfmother; 7) "Miracle Drug", U2; 8) "Safe in Mind", UNKLE; 9) "George Eliot", Zykos; 10) "Crumbs for Your Table", U2.
Pronto, o caminho das pedras está aí. Agora é só correr atrás.

PLAY - "Kasabian", Kasabian
Inacreditável uma banda tão jovem com tanta consistência e faixas realmente boas. Tem a maior cara de armação de produtor, o que deixa tudo mais interessante.

PAUSE - "Slow Hands", Interpol
É a faixa de trabalho do CD mais recente do Interpol. A banda continua na cola do Joy Division e no estilo "freio de mão puxado".

EJECT - "Abstract Dragon", Black Rebel Motorcycle Club
Lado b de um single do BRMC, banda bacana. Mas essa música... cuidado! Tem 12 minutos, e nada que se pareça com uma letra ou uma melodia. Não vale a curiosidade.


Álvaro Pereira Júnior, 41, é editor-chefe do "Fantástico" em São Paulo E-mail: cby2k@uol.com.br

Texto Anterior: Comportados e bagunceiros, mas todos descabelados
Próximo Texto: Balão - Diego Assis: Minhas férias ou o gibi mais inteligente da Terra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.