São Paulo, segunda-feira, 23 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chinês de 16 toca hoje com a Osesp

Chun Wang toca piano desde os cinco e já ganhou vários prêmios internacionais

DA REPORTAGEM LOCAL

E le tem apenas 16 anos e já ganhou cinco prêmios em concursos internacionais de piano, na Alemanha, na Rússia, na Ucrânia, no Japão e... no Brasil.
Nascido em Fuzhou, na China, Chun Wang foi o primeiro colocado no 1º Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos, promovido pela Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), em agosto do ano passado. "Nunca tinha ouvido música brasileira, conheci Villa-Lobos durante o concurso", diz o jovem pianista.
Na semana passada, ele esteve no Rio. "As praias e montanhas de lá são impressionantes. Até postei algumas fotos do Corcovado e de Copacabana no meu fotolog", diz o garoto, que usa a internet para pesquisar concursos de piano e conversar com os amigos.
Hoje, ao meio-dia, ele faz recital solo no Mosteiro São Bento, com entrada gratuita. Às 21h, ele toca com a Osesp, na Hebraica (tel.: 3818-8888).
O sucesso precoce no disputado mundo da música erudita é resultado de dedicação quase exclusiva à música.
Há três anos, Wang trocou a escola normal pelo conservatório de Pequim, onde, além de música, tem aulas de disciplinas como geografia e história.
Mas a maior parte do tempo é dedicada ao piano clássico. São cerca de cinco a dez horas de treino por dia. Música pop, nem pensar. "No máximo, para relaxar, toco jazz com meus amigos nas horas vagas."
Com tantas responsabilidades, namoros também ficam em segundo plano. "Na China, esse tipo de coisa acontece mais tarde", garante.


Texto Anterior: Discos, discos, discos...
Próximo Texto: Escuta aqui - Álvaro Pereira Júnior: Breve guia de rádios na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.