São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

VOCÊ É O CRÍTICO

EXPERIMENTO DE NAZISMO

"A Onda" é aquele tipo de filme que os professores vivem recomendando, mas que nem parece lição de casa

ANA CAROLINA BAPTISTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sabe aqueles filmes que os professores vivem recomendando e grande parte dos alunos não assiste porque simplesmente evita tudo relacionado à escola fora dela?
" A Onda", com certeza, é um desses filmes recomendados, mas que nem de longe parece lição de casa.
Ele narra um acontecimento verídico de uma escola americana nos anos 1960. A versão de 2008, no entanto, se passa na Alemanha.
Um professor, para ensinar sobre autocracia, propõe um experimento um tanto arriscado: criar algo semelhante a uma ditadura na sala de aula, uma "onda".
Sem perceber, um grupo de alunos se torna fanático e irracional. Isso rapidamente atravessa os muros da escola: a adesão dos jovens chega a ser assustadora, mas o desfecho não é surpreendente.
Já se pode imaginar que um final feliz não virá.
Proporcionando uma visão do que seriam movimentos autoritários -como nazi-fascismo- nos dias de hoje, a conclusão a que se chega é de que devemos agir como individuos que não podem se deixar levar por uma onda, por mais forte que ela seja.

Ana Carolina Baptista, 17, é estudante


Texto Anterior: Picotadas
Próximo Texto: Fale com a gente
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.