São Paulo, segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATEEN

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

PARA JOVENS, CANDIDATOS TÊM DE OLHAR MAIS PARA O FUTURO

FERNANDA MENA
EDITORA DO FOLHATEEN

Munidos de papel e caneta, ou apenas de olhos e ouvidos atentos, onze adolescentes do grupo de apoio ao Folhateen assistiram ao debate Folha-UOL com os presidenciáveis a convite do jornal.
Com idades entre 16 e 19 anos, muitos são eleitores pela primeira vez na vida.
Convictos ou ainda indecisos, sua expectativa era que o embate de ideias e propostas esclarecesse o que um jovem pode esperar do próximo presidente do país.
De cara, um balde de água fria: a primeira pergunta, elaborada por Marina Silva (PV), sobre reforma política e Constituinte exclusiva deixou todos com cara de interrogação. Sabem o que é isso? "Meu, não tô entendendo nada!", admitiu a estudante Gabriela Orestes, 16, seguida pelo restante do grupo.
Quando o debate enveredou por temas como Enem e ensino técnico, no entanto, eles estavam preparadíssimos: haviam sentido na pele as dificuldades na área da educação e questionaram as declarações dos candidatos.

TOMA LÁ, DÁ CÁ
Diante da proposta de José Serra (PSDB) de criar um milhão de vagas no ensino técnico, a estudante Bárbara Arantes, 17, rebateu: "De que adianta criar vagas e não ter qualidade nem estrutura? Estudo em escola técnica. Lá, ficar sem professor ou laboratório é algo normal e rola direto."
Ao ouvir de Dilma Rousseff (PT) que o Enem não estaria desmoralizado após o escândalo do vazamento da prova em 2009, Ana Carolina Goes, 18, desabafou; "Só eu sei o que passei no Enem de 2009. Demorei seis horas só para fazer a inscrição. Foi uma bagunça total."
Márcia Shimabukuro, 18, até improvisou uma análise política. Para ela, quem se deu melhor no debate foi a candidata do PV. "Serra e Dilma se atacaram o tempo todo, e nenhum deles atacou Marina Silva porque os dois querem ter ela a seu lado no segundo turno."
Algumas impressões foram unânimes: todos acharam que Serra estava "agressivo" e que Dilma foi "castigada" pelos internautas.
Reclamaram de discussão excessivamente voltada a questões do passado.Com tantos anos de futuro, eles querem é olhar para a frente.


Texto Anterior: Jovens em curtas
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.