São Paulo, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ESCUTA AQUI

Álvaro Pereira Júnior - cby2k@uol.com.br

Lobão, Ozzy e Keith, os três irmãos de papel

SEXO, DROGAS, rock and roll e três dicas de leitura.
Uma, excelente, "Eu sou Ozzy", autobiografia de Ozzy Osbourne. Outra, ótima: "Vida", de Keith Richards, guitarrista dos Rol- ling Stones. E uma muito boa: "Cinquenta Anos a Mil", de Lobão e do jornalista Claudio Tognolli.
Os livros de Keith e Lobão são gêmeos. Abrem com cenas escandalosas. No caso de Lobão, ele e Cazuza cheirando cocaína sobre o caixão do amigo Julio Barroso. Na obra de Richards, a prisão por porte de quantidades colossais de drogas no sul dos EUA.
Os dois têm praticamente o mesmo tamanho, 600 páginas (lembrando que o Stone tem 67 anos, e Lobão, 53; e que Richards foi um pouco mais importante para o século 20).
Os dois têm como fio condutor a relação com as drogas, alternando histórias de rolar de rir com terríveis abismos psicológicos.
Richards botando fogo pela enésima vez em um hotel, "por acidente", é engraçado paca. Assim como o presidiário Lobão acenando para a escola ao lado da cadeia.
As crianças, todas abaixo de 12 anos, o saúdam: "Estica uma pra nós aí!"
Menos engraçadas são as trocentas quase-overdoses de Richards, e as várias tentativas de suicídio de Lobão (sem muita vontade de morrer, achei).
Para mim, o melhor é Ozzy. Nada da origem classe média alta de Lobão ou a aspiração hipster de Richards.
Ozzy e seus comparsas de Black Sabbath eram proletários sem perspectiva. Catavam qualquer trabalho, tipo afinador de buzina ou limpador de tripas de porco.
Ozzy parece estar sempre semimorto de tanta droga, ou vomitando em alguém, ou desmaiado em algum lugar impróprio.
Mesmo a morte trágica do guitarrista Randy Rhoades, em 1982, na batida de um avião com um ônibus (!), não tem pieguice.
Lobão, Richards e Ozzy, três companhias para o verão. Vai nessa.


Texto Anterior: Tarifa de ônibus é luta da geração atual
Próximo Texto: Novos em folha
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.