São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2008

Próximo Texto | Índice

CARTAS

Nunca ouvi falar "Eu achei muito interessante a reportagem "Star Wars do contra" (ed. de 17/3). Nunca tinha ouvido ninguém falar que não gostava de "Star Wars". Para falar a verdade, eu nunca assisti à saga inteira, mas, do quanto eu vi, considero alguns deles meus melhores filmes. Adoro filmes ficcionais, que usam a tecnologia. São os meus prediletos. Obrigada por ter citado a exposição, já tinha ouvido falar, porém me interessei mais nela quando eu li essa reportagem. Gostaria de dar meus parabéns, eu adoro o caderno Folhateen, sempre leio e acho que vocês estão melhorando cada vez mais, com assuntos diferentes e interessantes. Adoro vocês!!!!"
LAIS, 13, Amparo, SP

Muita ficção?
"Como alegar hoje em dia que um filme é "muita ficção"? Se você ver a época em que "Star Wars" foi lançado, poucos tinham se aventurado tão longe, mesmo para quem "criou, desenvolveu e presenciou" todos os fatos na década de 70/ 80. E o que dizer agora de Harry Potter e "O Senhor dos Anéis" com suas raças não-humanas, criação de orcs, povos de outras terras e até mesmo novas línguas? Tudo se equipara à imaginação de seus autores, que também elevam demais o grau de sua imaginação. Lembrando que em "Star Wars" você vê referências à filosofia, à Segunda Guerra Mundial, à mitologia oriental nos Jedi com seus códigos de honra relembrando os samurais; a saga faz alusão às histórias ancestrais de todo o mundo. Para curtir "Star Wars", você tem que ter o espírito de um jovem da década de 70/80 sonhando com um século 21 espelhado num conto "há muito tempo numa galáxia muito, muito distante..." . Bem, é um caso a se pensar sobre a rejeição dessa saga, mas muitas das coisas que há décadas só eram sonhadas na cabeça das crianças se tornam realidade nas mãos dos homens nos dias de hoje, o que dá impulso a novos rumos para a humanidade. No meu caso, vi a trilogia antiga pela primeira vez aos meus oito anos. Não devemos descartar nenhuma "viagem às estrelas", mesmo que, em nossas mentes. QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!"
RAMON M. CARDOSO, 20, São Paulo, SP

Eles não entenderam
"A edição de 17/3 estava ótima, com matérias de cinema, mundo dos famosos, dicas de música, DVDs e exposições. Eu escrevi esta carta para discordar de adolescentes que acham "Star Wars" uma série boba e fantasiosa, pois eu ainda a acho uma das melhores séries que já passaram no cinema. O filme é, sim, exagerado na ficção, mas isso nos faz viajar e ver uma realidade fora do comum. E, quando isso é bem feito, o filme se torna muito bom. A história é fácil de entender, é só assistir aos filmes na ordem correta e com bastante disposição. Eu também levo em consideração que, diferentemente da maioria dos filmes de ficção atual, George Lucas não baseou sua saga em nenhum livro. Acho que, antes de os jovens saírem por aí fazendo críticas negativas, eles deveriam compreender a saga."
LUCAS NISHIDA, 13, Pedreira, SP

Elogio crítico
"Quero elogiá-los pelas ultimas matérias, as quais eu achei extremamente interessantes, mas também faço uma crítica: vocês deveriam abordar mais temas relacionados ao comportamento jovem, um comportamento abrangente, de vários estilos diferentes, e não generalizar ou se focar unicamente em um tema."
RICARDO BAZIOTTI, 20, Campinas, SP


Próximo Texto: Baladas legais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.