São Paulo, segunda-feira, 24 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNETS

Ronaldo Lemos -ronaldolemos09@gmail.com

Cultura digital 'Made in Brazil'

DOIS PROJETOS brasileiros ganharam um "Oscar" na semana passada.
Não aquele do cinema, mas outro: o Prix Ars Electronica (www.aec.at), prêmio concedido na Áustria todos os anos, o mais importante do mundo na área de cultura e tecnologia.
Entretanto, apesar da sua importância, pouca gente sabe sobre ele.
E menos gente ainda sabe dessa boa tendência: a presença brasileira entre os premiados.
O Ars Electronica tem um conceito amplo de tecnologia. Um dos ganhadores deste ano é o veterano artista de "body modification" (modificação corporal) chamado Stelarc.
Ele implantou uma orelha com conexão wi-fi no próprio braço, usando uma prótese da própria pele. Há fotos no endereço bit.ly/ae3Zwh (cuidado: imagens incômodas).
Já o Brasil ganhou menção honrosa por conta do site CulturaDigital.br, que cria uma comunidade on-line para falar sobre arte e sobre tecnologia.
Também foi contemplada a obra Mobile Crash, do artista mineiro Lucas Bambozzi, uma instalação em que vídeos são ativados quando alguém aponta o dedo para eles (dá para ver aqui: bit.ly/a9nhEN).
Essa galera se junta ao grupo de brasileiros premiados nos últimos anos.
Entre eles, estão o Cyberela (bit.ly/9J0kSO), projeto de inclusão digital para mulheres que não têm medo de usar o rádio para falar de tecnologia, e o Metareciclagem (bit.ly/3QDTC6), que cria novos significados para computadores obsoletos.
Há, também, o Overmundo (bit.ly/bE5m0o), site para a disseminação da cultura de todo o país -que tive a honra de ajudar a criar.
Nada disso é por acaso. Vem aumentando aos poucos o ambiente de reflexão, produção e exibição de arte e tecnologia no Brasil.
Com isso, muitos jovens criadores hoje enxergam a tecnologia como matéria-prima pronta para ser moldada em aplicações que fogem do óbvio.
Ano que vem tem mais Ars Electronica e, espero, mais Brasil na lista.



JÁ ERA
Brasil com pouca participação no circuito internacional de arte e de tecnologia

JÁ É
Prêmios Sérgio Mota e Rumos e instituições apoiando criadores tecnológicos brasileiros

JÁ VEM
Resultado do File Prix Lux, prêmio brasileiro para artistas digitais de todo o mundo


Texto Anterior: Fale com a gente
Próximo Texto: Na estrada - Mayra Dias Gomes: As muitas ideias de Marilyn Manson
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.